27 de fev. de 2007

A Arte da Satisfação - Clientes e Funcionários

Estamos muito contentes com vários indicadores de nosso Scorecard 2006 (clique aqui), entretanto dois em especiais nos deixam envaidecidos e orgulhosos.

A média dos 4 trimestres de 2006 e, portanto, 4 avaliações dentro do ano relativos à Satisfação de Cliente atingiu a impressionante marca de 89,79 (de um total de 100) ! Vale ressaltar que, nessa pesquisa detalhada, todas as áreas da IVIA são abordadas: desde a presteza e cortesia que damos ao nosso futuro cliente, passando pela responsabilidade e comprometimento do nosso atual cliente até a seriedade que tratamos os compromissos do pós-venda.

Outro importante número é a marca de 82,11 (de 100) aonde o nosso Colaborador pontua a sua própria Satisfação em trabalhar na nossa empresa. Trata-se de um número desafiador, pois sabemos quão difícil é atingir a marca, e mais ainda pois nos dá margem pra crescimento. Que fique claro que a empresa se faz de pessoas que voluntariamente concordam em deixar suas marcas pessoais, e dentro de nossa missão existe o comprometimento de desenvolver o potencial criativo humano.

Viva à todos da IVIA !

(*) Scorecard 2006 = Painel de controle de gestão da empresa, com indicadores registrando e medindo nossas ações estratégicas nas perspectivas Financeira, Clientes, Processos e Aprendizado e Crescimento.

12 de fev. de 2007

IVIA desenvolve sistemas periféricos ao SITRAM da SEFAZ-CE (Sistema de Trânsito de Mercadoria)

A IVIA foi vencedora do processo licitatório para Desenvolvimento dos Sistemas Periféricos ao SITRAM (Sistema do Trânsito de Mercadoria) da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará - SEFAZ-CE (www.sefaz.ce.gov.br)

O objetivo do SITRAM é Controle das operações de entrada/saída interestaduais (compra, venda, devolução, importação, exportação).

Suas principais funcionalidades são:

• Registro das Notas Fiscais da Mercadoria em Trânsito.
• Cálculo e Recolhimento do ICMS.

E para apoiar este trabalho estão sendo desenvolvidos pela IVIA os sistemas periféricos ao SITRAM que são:

• O Credenciamento: permite que o contribuinte postergue o pagamento do ICMS, controlando os prazos e os lançamentos do imposto efetuados nos postos fiscais, além das solicitações de credenciamento e o extrato dos credenciados.
• O SIPAJ (Sistema de Controle das Ações Administrativas e Judiciais): fará o acompanhamento dos processos judiciais e administrativos, informando o tipo de processo, tipo de ação, matéria de que trata, assunto, segmento econômico e partes envolvidas. Fornecerá, ainda, os seguintes documentos e seus efeitos em outros sistemas: Termos de Acordo, Pareceres, Liminares e Mandados Judiciais .
• O SISCOI (Sistema de Controle de Importação): visa controlar todas as importações destinadas aos contribuintes do Estado do Ceará, facilitando a operacionalização do cálculo do ICMS Importação, a emissão da Guia de Liberação de Mercadoria Estrangeira – GLME e a emissão do Documento de Arrecadação Estadual-DAE/Guia Nacional de Recolhimento Estadual-GNRE.
• SUFRAMA (Sistema de Controle da Mercadoria enviada à Zona Franca): Controlar as informações relativas as saídas interestaduais com isenção de ICMS, destinadas às áreas de livre comércio da Amazônia.
• SINFA (Nota Fiscal Avulsa): O sistema tem como objetivo principal a emissão de nota fiscal avulsa ou Autorização de Livre Trânsito, como também a emissão do DAE para pagamento do imposto devido na operação, por meio da internet pelo cliente externo ou interno.
• SISGUARDA (Sistema de Guarda e Liberação de Mercadorias): O sistema tem por objetivo padronizar procedimentos, controlar a emissão de documentos relativos ao processo (Termo de Retenção, Certidão de Guarda e Termo de Liberação), dar fim útil à mercadoria, evitando seu perecimento, e controlar a sua localização, bem como exercer controles sobre os depositários.

A IVIA irá desenvolver o projeto completo do CREDENCIAMENTO, fazer a análise e projeto dos sistemas SISGUARDA, SINFA, SUFRAMA, SISCOI e SIPAJ, e depois disponibilizar 3000 horas de programação em JAVA.

Este projeto contem uma equipe formada por 14 colaboradores IVIA:
• 1 gerente de projeto;
• 1 arquiteto;
• 6 analistas de sistemas;
• 1 web designer e;
• 5 desenvolvedores.

11 de fev. de 2007

CAPEF contrata a IVIA para desenvolver novo Sistema de Imoveis

A CAPEF (www.capef.com.br) contratou a IVIA para desenvolver seu novo Sistema de Imóveis.

O objetivo deste sistema é controlar os processos relativos à carteira imobiliária da empresa, como vendas, locações e controladoria, e visa substituir e resolver deficiências do sistema que atualmente é utilizado na empresa. O novo sistema será disponibilizado na Intranet da empresa e sua base de dados será completamente remodelada para ser armazenada em um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.
 
O projeto foi dividido em 4 módulos, facilitando o desenvolvimento, a entrega e validação pelo cliente, e terá uma duração de 7 meses até a conclusão do último módulo.
 
Os módulos são:
1. Cadastro Geral
- Módulo para agrupar os cadastros que são comuns aos módulos de Locação, Vendas e Controladoria.
2. Locação
- Módulo que tem como objetivo controlar os contratos de locação, recebimentos de aluguéis, inadimplência e lançamentos contábeis/financeiros.
3. Vendas
- Módulo que tem por objetivo controlar a venda de imóveis, recebimento de parcelas de vendas, inadimplência  e lançamentos contábeis/financeiros.
4. Controladoria
- Módulo que tem como objetivo controlar o Fluxo Financeiro e contábil do Imóvel, através do acompanhamento das atividades (Evolução Patrimonial, Receitas e despesas do Imóvel, Custo Contábil do Imóvel, Depreciação do imóvel, Rentabilidade da carteira)
 
A equipe alocada para o projeto é composta de 1 Gerente de Projeto, 3 Analistas de Sistemas, 1 Webdesigner  e  4 desenvolvedores, e o trabalho está sendo realizado nas instalações do cliente, com apoio dos analistas da CAPEF que juntamente com os usuários do sistema estão responsáveis por fornecer os requisitos.

A IVIA está muito satisfeita por ter conquistado a confiança da CAPEF e temos a convicção que iremos superar às expectativas deste novo cliente.

2 de fev. de 2007

IVIA e FINEP - Projetos Aprovados 2007

A IVIA obteve um significativo resultado na Chamada Pública MCT/FINEP/SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO - 01/2006. Na realidade, 100% de aprovação dos projetos submetidos . :-)

Nos sentimos honrados e responsáveis pelo prestigioso resultado, fruto da colaboração da nossa unidade de Indústria de Software, diretoria, parceiros envolvidos e os pesquisadores consultores que trabalharam na elaboração dos projetos. Veja o resultado oficial.

Foram aprovados:

1) COCKPIT-GOV Municipal – O objetivo do projeto é desenvolver um produto de software, baseado nos conceitos de Business Inteligence (BI) e Scorecard (visão por quadrantes), para permitir que governos municipais que possuam vários sistemas sem integração e informações dispersas nos seus diversos órgãos, possam disponibilizar, em um ponto de concentração, todas as informações estratégicas necessárias aos processos de gestão e tomada de decisão.

Parceiros:
Palavras-chaves: Business Inteligence, Governança Eletrônica, Transparência Pública e Governabilidade Municipal

2) SIMPOL Segurança e Ordem Pública - Desenvolver um software que realize simulação de crimes contra o patrimônio para apoiar a tarefa de planejamento do policiamento preventivo. A simulação permite experimentar e assim identificar tendências em função de ações preventivas efetuadas, respondendo perguntas levantadas anteriormente na justificativa aonde policiar (quais os alvos) e que configuração de rota é a melhor para cobrir estes alvos.

Parceiros:
Palavras-chaves: Segurança Pública, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Simulação e Policiamento Preventivo.