29 de ago. de 2007

Novas Estratégias para Outsourcing

A IVIA vem experimentando um crescimento continuo de sua divisão SERVIÇOS PROFISSIONAIS.

Essa oferta está baseada no conceito que temos material humano, e bem por isso, tratamos das competências, bem como dos individuos (colaboradores). Outra razão, é o claro discernimento quanto às estratégias. Veja algumas que identificamos no mercado e que estamos trabalhando para sermos protagonistas:

* Ênfase em BPO (business process outsourcing, ou terceirização de processos de negócios) e na experiência específica de indústrias verticais como caminhos na direção de relacionamentos mais lucrativos e profundos com clientes;
* Investimentos significativos em inovação e pesquisa e desenvolvimento para impulsionar crescimento futuro e sourcing global
* Tentativa de aprimorar processos internos não apenas para reduzir custos, mas também para criar vantagem competitiva

23 de ago. de 2007

Carreia Profissional e lista de entidades acadêmicas

A questão é nacional! Com o advento do movimento do Brasil torna-se uma fábrica mundial, agora no campo das tecnologias de informação, mais e mais postos de trabalho estão se criando, gerando descompasso entre a oferta e a demanda de vagas de trabalho.

Estamos com vagas abertas, também. Envie curriculums por aqui. Embora estamos apoiando o setor acadêmico que se apressa a equilibrar naturalmente essa balança e isso nos coloca em situação diferenciada.

Na região, existe diversos cursos que são base para profissionais de TI. Como curiosidade segue a relação de cursos voltados para TI apenas na cidade de Fortaleza.

Universidade de Fortaleza – UNIFOR
Cursos de Graduação :

* Engenharia Elétrica/Eletrônica
* Informática
* Engenharia de Telecomunicações
* Mecatrônica – Controle e Automação

Curso de Especialização :

* Engenharia de Software – Internet
* Sistemas de Telecomunicações
* Redes Elétricas de Distribuição
* Tecnologias de Redes e Internet
* Tecnologia de Bancos de Dados

Mestrado :

* Informática Aplicada

Universidade Federal do Ceará – UFC
Curso de Graduação:

* Ciência da Computação
* Engenharia Elétrica
* Engenharia em Teleinformática (em implantação)

Curso de Especialização:

* Engenharia de Telecomunicações (Redes de Comunicação)
* Informática – Objetos e Sistemas Distribuídos
* Tecnologia da Informação
* Tecnologia aplicada ao Gerenciamento da Informação

Mestrado:

* Ciência da Computação
* Engenharia Elétrica

Doutorado:

* Engenharia Elétrica – Processamento da Informação
* Ciência da Computação


Universidade Estadual do Ceará – UECE
Curso de Graduação:

* Ciência da Computação

Curso de Especialização:

* Sistemas de Internet
* Banco de Dados

Mestrado:

* Mestrado Profissional em Computação


FIC – Faculdade Integrada do Ceará
Seqüencial:

* Projetos e Implantação de Ambientes de Internet
* Analise de Sistema Informatizado
* Projeto e Desenvolvimento de Software
* Gestão em Redes de Computadores
* Telecomunicações

Graduação:

* Sistemas de Informação


FA7 – Faculdade 7 de Setembro
Graduação:

* Sistema de Informação

Especialização:

* Sistema de Banco de Dados em Tecnologia Oracle


Unice – União Cearense das Associações de Ensino Superior (Faculdade)
Graduação:

* Processamento de Dados

Especialização:

* Ambiente de Internet


Faculdade Lourenço Filho
Graduação:

* Ciência da Computação


CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
Nível Técnico:

* Informática
* Telecomunicações
* Eletrotécnica
* Sistemas Elétricos
* Sistemas Eletrônicos
* Conectividade
* Desenvolvimento de Software

Nível Superior (Tecnólogo):

* Mecatrônica
* Telemática


Universidade Gama Filho
Seqüencial:

* Webmaster e Webdesign
* Análise de Sistema

Graduação:

* Ciência da Computação


Faculdade Christus
Graduação:

* Sistema da Informação

Especialização:

* Informática em Educação

21 de ago. de 2007

Sketchup e Google Earth - Pesquisas

Cientes da revolução que são os georeferenciamentos usando a internet e métodos de distribuição livres, alocamos uma equipe de pesquisadores para entender, aprender e ensinar o uso e utilidades dessa tecnologia.

Nesse assunto, estão pesos pesados de geo mapping. Nessa lista estão a google, o yahoo e a microsoft. A plataforma de ferramentas que escolhemos foi o google earth e o sketchup, ambos da google.

Segue um exemplo de 3D e referenciamento do endereço que é a sede da IVIA. (clique aqui).

20 de ago. de 2007

CAHBistas, parabéns pelos 50 anos da 1a. Turma

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que esse ano completou 55 anos é um agente de desenvolvimento pleno para a região.

Seguindo essa máxima, já no seu quinto ano de atividade, instituiu o programa de valorização do "menor aprendiz". Entitulado CAHB, o curso seguido de um estágio era preenchido com os melhores quadros dos colégios secundaristas, e com isso várias competências ingressaram no BNB.

Na semana passada, a 1a. turma completou 50 anos. A IVIA participou das comemorações, primeiro congratulando-se com as centenas de profissionais excelentes, inclusive assumindo altos postos de gestão dentro e fora do Banco. Segundo, reconhecendo ser esse modelo uma opção de sucesso e círculo virtuoso para o desenvolvimento regional.

Parabéns a todos, BNB e CAHBistas.
A festa no La Maison Dunas representou bem a alegria de vocês.

15 de ago. de 2007

IVIA está de luto

Na 2a. Feira (13/08), recebemos a triste notícia do falecimento do Prof. Belchior e não acreditamos que uma pessoa extraordinária como o Prof. Belchior, poderia ter falecido de forma tão trágica.

Ainda estamos realmente incoformados e tristes com a perda do nosso amigo Belchior.

Expresso no nosso BLOG nosso sentimento de apoio e solidariedade à familia, amigos e a todos aqueles que conheciam o Prof. Belchior.

A IVIA está de luto.

Recebemos hoje uma mensagem do Prof. Flavio Horácio, que expressa claramente o que sentimos:

"Inesquecível Despedida!

Perplexidade! Foi este o primeiro sentimento do dia, no início da manhã desta segunda-feira, precisamente às 7h20min. Falta de informações, dúvidas e várias outras sensações começam a me dominar em meio a inúmeros telefonemas para companheiros da UNIFOR. É difícil imaginar e acreditar no súbito falecimento de nosso professor e amigo Belchior.

Os sentimentos ficam ainda mais confusos, agora temperados com revolta e descrença no bem estar do cidadão, no governo e no sistema de segurança pública do Estado, onde Fortaleza é apenas mais uma cidade que representa a realidade do nosso país. Onde está a proteção de todos nós? Onde está a nossa liberdade, cada vez mais inexistente? Temos que mudar nossa rotina, ter precauções na rua, no trânsito, no passeio, na ida e volta do trabalho, nas esquinas, nos restaurantes, em qualquer lugar. É revoltante!

Deixando a indignação de lado, volto a pensar no professor Belchior, onde compartilho da mesma opinião do professor Augusto em sua mensagem: “Uma das pessoas mais dóceis que já conheci”. É marcante seu jeito meigo, de fala suave e simpatia discreta, sempre transparecendo um ar de amizade, ternura e paz, paz esta que não o acompanhou nos momentos finais de sua vida. Isto é injusto! Não pode! Não está certo! Não é possível! Oh meu Deus! Por quê? Continuei pensando e me perguntando em silêncio.

Compareci ao velório, realizado à tarde, para prestar minhas condolências e sentimentos aos familiares. De imediato, ficou evidente o transtorno da esposa, Dona Fátima, onde tentei levar palavras de conforto, tentativa esta aparentemente inútil. Percebi a presença de muitas pessoas, algumas desconhecidas, e que logo descobri em conversas discretas, serem pessoas da comunidade religiosa da qual participava o prof. Belchior. Também observei vários rostos conhecidos, do Banco do Nordeste, de empresas e outras instituições da área de computação, cada um demonstrando, de alguma forma, os sentimentos de perda do companheiro. Evidentemente, também vi a presença maciça dos professores do curso de Computação e do Mestrado, cujos semblantes mostraram com mais clareza a tristeza, dor e pesar pela perda do colega e amigo, marcados pela convivência diária saudável e inesquecível.

O que mais me chamou a atenção, porém, foram os muitos alunos presentes ao velório e sepultamento. Alunos de hoje, de ontem, da graduação e do mestrado, todos ali presentes para registrar, certamente em conjunto com os sentimentos já citados acima, a ADMIRAÇÃO pelo querido mestre. “Querido”, palavra esta citada repetidamente pela Dona Fátima, em marcante e emocionante fala logo após a missa: “Estou emocionada em saber que o meu marido era tão querido...”, agradecendo a presença e o carinho e conforto recebido por todos. Neste momento, não foi mais possível conter as lágrimas, que simplesmente retrataram externamente o corpo já consumido de emoção. É, quem sabe minhas difíceis e “improvisadas” palavras possam realmente ter contribuído, mesmo que de forma mínima, em palavras de conforto.

Sem dúvida, atenderei ao pedido de Dona Fátima: “Rezem por mim, pelos meus filhos e parentes mais próximos, para que possamos superar este difícil momento”. Também concordo com o padre: “O Seu Arnaldo foi uma jóia entregue a Deus”.

Registro minha admiração e eternas saudades, nesta inesquecível despedida do querido professor Belchior."

Flávio Horácio

13 de ago. de 2007

Novos estagiários e Microsoft ProForm

Neste mês de Agosto a IVIA dá as boas vindas a três novos estagiários, contratados para fortalecer a equipe de desenvolvimento em Microsoft .NET. Alexandre Cirqueira, da Faculdade Lourenço Filho; Davi Chaves Sabino, da Universidade Estadual do Ceará, e Paulo Bezerra Júnior, também da Lourenço Filho, são os três estudantes que passam a fazer parte da empresa.

Os três estagiários são vencedores do Programa de Formação .NET , chamado de Microsoft ProForm, e que busca capacitar estudantes de tecnologias Microsoft para a entrada no mercado de trabalho. O programa, que conta com parcerias entre centros de inovação Microsoft, instituições acadêmicas e empresas, envolveu 500 alunos em Fortaleza, além de diversos professores e colaboradores da Universidade de Fortaleza, do Centro de Inovação e de muitos outros parceiros.

É uma importante iniciativa que ajuda a capacitar alunos e a fortalecer o mercado de trabalho, levando os estudantes por cinco fases que contemplam atividades cruciais de desenvolvimento e análise (UML) de software, terminando com um projeto totalmente implementado pelos alunos participantes. Ao final da última fase, além de diversos benefícios, os estudantes ganham uma possibilidade clara de contato com as empresas mais importantes do estado, facilitando a sua entrada no mercado.

O ProForm contou por duas vezes com a participação direta da IVIA. No final de Maio, o colaborador e ex-estudante da Unifor, Marcelo Barros, ministrou uma das turmas de segunda fase, momento em que pôde ter um contato melhor com o programa e com os estudantes. E, após a divulgação do resultado da quinta e última fase, a IVIA conseguiu o contato facilitado com os estudantes vencedores e contratou três dentre os melhores colocados, todos estudantes comprovadamente competentes, treinados e com alto potencial de crescimento.

Aproveitamos para dar mais uma vez as boas vindas ao Alexandre, Davi e Paulo, e os sinceros parabéns a todos os participantes e organizadores deste incrível programa, que veio finalmente à Fortaleza e sem dúvidas trará grandes benefícios para o nosso mercado.

Maiores informações sobre o ProForm: http://proform.msdnbrasil.tempsite.ws/

9 de ago. de 2007

IVIA lança hotsite para o Projeto SIMPOL

Já esta no ar o hotsite institucional do SIMPOL - Simulação de Policiamento, projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da IVIA aprovado na Chamada Pública MCT/FINEP/Subvenção Econômica à Inovação - 01/2006.

Nele você poderá entender melhor do que se trata este projeto, que será desenvolvido em parceria com a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), através da célula de Engenharia de COnhecimento do NATI, coordenada pelo Prof. Vasco Furtado.

Visite o hotsite SIMPOL: http://www.ivia.com.br/simpol.