25 de mar. de 2008

IVIA fortalece cooperação internacional

No dia 4 de março de 2008, o professor Dirk Michael Boehe, coordenador do Programa de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza e o professor Hans-Peter Benedikt, vice-presidente da Universidade de Ciências Aplicadas de Eberswalde (Alemanha) visitaram a IVIA.

A Universidade de Ciências Aplicadas de Eberswalde (Alemanha) tem um perfil bastante distinto dedicado à atividade de economia sustentável. A cooperação entre as disciplinas orientadas para as zonas rurais e regionais e parceiros internacionais no domínio da investigação e aplicações, é única a nível nacional. Um de seus representantes é o professor Hans-Peter Benedikt. Sua especialização é em Recursos Humanos e Empreendedorismo. Ele também é responsável por convênios de estágios.

Em função de parceria estabelecida entre a IVIA e as universidades citadas, a estudante alemã, Nicole Loter, estará em Fortaleza para estagiar na IVIA por um período de três meses, bem como para aprofundar o programa de intercâmbio e cooperação.

14 de mar. de 2008

IVIA é destaque em reportagem sobre exportações

Na edição do dia 11.03.2008 do jornal "Diário do Nordeste", a IVIA foi destaque em reportagem sobre a exportação de software e serviços de software para a Europa.

Segue texto da reportagem, que também pode ser acessada aqui.

Empresa cearense ganha Europa

A empresa de Tecnologia da Informação Ivia possui faturamento anual de R$ 16 milhões e já tem filial fora do País

Do Ceará diretamente para o mercado externo. Esse é o caminho percorrido hoje pelos produtos e serviços da empresa brasileira de Tecnologia da Informação Ivia. Qual o segredo para se inserir, com sucesso, em terras internacionais? De acordo com o empresário Edgy Eduardo Enéas, a resposta está ligada ao ‘espírito empreendedor’.

A empresa foi criada no ano de 1996, em Fortaleza, com apenas dois sócios e uma secretária. Hoje, é uma média empresa, com 320 funcionários e um faturamento de R$ 16 milhões por ano. Sua estrutura ainda conta com quatro escritórios espalhados por Fortaleza (CE), Natal (RN), São Paulo e Lisboa, em Portugal.

Nos primeiros anos, houve a falta de recursos e a dificuldade de aquisição de empréstimo. ´As taxas de juros cobradas eram muito altas. A solução foi oferecer na empresa um mix de produtos e serviços”. Então, a Ivia tornou-se parceira da IBM e criou, com os recursos, um provedor de internet.

Mercado externo

De acordo com Edgy, a grande parte das empresas nacionais do setor de tecnologia não exporta. Isso porque há um amplo mercado para esse setor no Brasil. Porém, ele alerta que grandes empresas internacionais já estão de olho nesse mercado. “Já pensou se uma dessas empresas se instala aqui no Nordeste? É possível que muitas pequenas empresas quebrem”, prevê. Atentos a essa possibilidade, decidiram por internacionalizar as ações e a Ivia passou a levar seus produtos e serviços para serem comercializados e aplicados por uma empresa de Portugal. Com a parceria de instituições como o Sebrae e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), os empresários participaram de rodadas de negócios no Brasil e fora, missões e feiras internacionais, além de receberem serviço de consultoria e cursos de capacitação em Gestão da Qualidade. Agora, querem ir além do mercado europeu e focam os mercados americano e canadense.

13 de mar. de 2008

23rd Annual ACM Symposium on Applied Computing em Fortaleza

Entre os dias 16 e 20 de Março de 2008, a cidade de Fortaleza estará recebendo um dos mais importantes simpósios mundiais em computação aplicada.

Albergado pela UNIFOR e pela UFC e suportado pela IVIA, CNPq e FUNCAP, chega a Fortaleza o "23rd Annual ACM Symposium on Applied Computing". O evento ocorrerá no Hotel Vila Galé e trará para Fortaleza o o estado da arte da pesquisa mundial em tópicos diversos da ciência da computação, engenharia de software, tecnologias web, mobilidade, inteligência artificial, banco de dados e outros temas relevantes.

Para saber mais sobre o evento, visite http://www.acm.org/conferences/sac/sac2008/

A IVIA aproveita a oportunidade para desejar que tudo ocorra com sucesso durante o evento, destacando desde já o trabalho de todo o Comitê Organizador, que além dos pesquisadores internacionais, é formado por pesquisadores que representam com brilhantismo o valor do capital intelectual cearense, como o Prof. Ronaldo Menezes (Florida Institute of Technology) e os pesquisadores da UNIFOR (Ângelo Brayner, Nabor Mendonça e Andréia Rodrigues) e da UFC (Rossana Andrade e Javam Machado).