31 de ago. de 2009

Estamos entre as 50 que mais crescem no Brasil

Essa semana abre com uma notícia na imprensa nacional sobre a IVIA.

A Revista PME Exame publicou o ranking das 200 empresas que mais crescem no Brasil e qualificou a IVIA na posicao 40.

Esses 3 últimos anos foram mesmos de muitas conquistas! No amadurecimento de toda a empresa, das pessoas e no nosso relacionamento com o mercado. Sem nenhuma economia de palavras, sabemos que a conquista é de um time que está conosco e com dedicação total pela companhia que fazemos parte.

Uma correção faz sentido: hoje somos uma Empresa Nacional com escritórios em 3 estados importantes (CE, PE e RN), outro em Portugal e ainda negócios em SP e BA, e com offshore nos EUA e Reino Unido. O que nos permite dizer que o crescimento geográfico foi determinante para estarmos nomeados nesse ranking.

LInks de consulta:
(3) ranking das 50 primeiras empresas


24 de ago. de 2009

Sobre a Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas

Diretor da IVIA comenta as suas preocupações em relação à proposta de regulamentação da profissão de analista de sistemas.


O projeto aprovado na última quarta-feira, dia 19, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), regulamenta que apenas profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão de analista de sistemas.


Em seu blog pessoal, Márcio Braga, Diretor de Negócios da IVIA, questiona 10 pontos relativos à regulamentação da profissão de analista de sistemas e traz seus argumentos sobre esse tema polêmico.


Veja o blog do Márcio Braga Blog do MB

21 de ago. de 2009

Conheça e entenda as "Metodologias Ágeis"

Em entrevista, nosso colaborador Marcelo Barros, explica sobre a Metodologia Ágil em um descontraído batepapo.



Ontem, na sede da IVIA em Fortaleza, foi promovida uma palestra sobre a introdução às metodologias ágeis, com o título “Metodologias Ágeis: Porquê e Como utilizá-las”. Na palestra, mediado pelo nosso colaborador Marcelo Barros, foi abordado como as empresas de TI convivem com os modelos tradicionais e/ou métodos ágeis.
Para que você entenda mais do assunto, fizemos uma entrevista com nosso gerente de projetos, Marcelo Barros. Leia a entrevista:


Blog IVIA
- Olá Marcelo! Seja bem vindo a nossa 1ª de várias entrevistas do nosso blog. Então, explique para os leitores do Blog IVIA, o que é a Metodologia Ágil?

Marcelo Barros – Obrigado pela oportunidade. Ok, vamos às respostas. A Metodologia Ágil é um método de desenvolvimento de software que defende um maior foco em mudanças, indivíduos, entregas, e participação ativa dos clientes. É uma alternativa para os chamados “Modelos Preditivos”, em que existe um grande trabalho de planejamento e certa rigidez na documentação e no software. “Modelos Preditivos” acabam dificultando a resposta à mudança e desfavorecendo a adaptação e comunicação.


Blog IVIA – Na palestra foram mostradas algumas técnicas. Você poderia nos dar exemplos dessas técnicas e comentar sobre uma delas?

Marcelo Barros – A principal técnica apresentada na palestra foi o SCRUM, sendo outra técnica muito conhecida, o XP (eXtreme Programming). O SCRUM é um chamado "framework" para gerência de projetos em ambientes seguidores de metodologias ágeis. Este é aplicável em diversos tipos de projetos, não só da área de TI. O SCRUM defende a utilização de iterações curtas, chamadas de “sprints”, e oferece formas bem definidas de gerenciar, definir e ajustar o seu escopo, melhorando e mantendo constantemente a equipe unida e focada. O SCRUM, assim como o próprio conceito de metodologia ágil, é intensamente baseado em retorno de investimento.


Blog IVIA
- Quais as vantagens e desvantagens de implementar os métodos ágeis?

Marcelo Barros – A principal vantagem é evitar os problemas já conhecidos de tentar estimar e planejar software em detalhes, atividades que comprovadamente falham. Junto a isso, somam-se os atrativos de se manter uma equipe mais motivada e produtiva, envolver mais pessoas (como o cliente) na tomada de decisão e focar em trabalhos que realmente agregam valor. A desvantagem está em não se ter uma visão detalhada do sistema (uma análise tradicional) antes de começar a construí-lo e depender mais da equipe e de sua produtividade (que passa a ter mais autonomia). Outro problema frequentemente discutido - mais direcionado ao cliente -, é que este não tem uma estimativa de orçamento e prazo tão rígido como no modelo tradicional. Isso pode gerar insegurança em muitos casos.


Blog IVIA – Os métodos ágeis podem conviver “harmonicamente” com os métodos tradicionais?

Marcelo Barros – Sim. Isso não parece claro em princípio, mas a grande maioria dos princípios "ágeis" são totalmente compatíveis com a base dos modelos tradicionais. O grande desafio está na forma de comercialização, já que seguir o modelo tradicional de venda (escopo fechado e preço fechado) limita a forma de aplicação da metodologia ágil. Porém, formas de unir ambas as bases vêm sendo estudadas e já estão disponíveis para os interessados em constante mudança e melhoria.


Blog IVIA
– Obrigado, Marcelo Barros! O Blog de notícias IVIA agradece a sua participação em nosso site, explicando melhor sobre esses métodos tão em voga no momento.

Marcelo Barros - Agradeço ao Blog IVIA pelo convite, e a IVIA Educação pelo apoio na realização do evento. Contem comigo em próximos bate papos!

18 de ago. de 2009

Alunos visitam sede da IVIA em Fortaleza

Estudantes do curso técnico de informática da ETM conhecem a estrutura e os funcionários de nossa empresa.

A IVIA recebeu os alunos do curso técnico em Informática da Escola Técnica de Maracanaú – ETM. Eles puderam conhecer um pouco da rotina de trabalho de um desenvolvedor IVIAno, desde seus serviços ao contato diário com os nossos clientes.
















A IVIA busca incentivar os novos talentos do TI regional e nacional e é com esse compromisso social e educacional que recebemos em nossa sede os alunos do curso técnico em Informática do ETM, atendidos e recepcionados por nosso diretor de operações, Edgy Paiva.

Os estudantes passaram por um semestre teórico, tendo em sua última aula uma visita para aprofundar seus conhecimentos na prática. A idéia da visita partiu do próprio instrutor da escola, Jader Jackson, que queria mostrar como funciona uma empresa de TI.

Sandra Barbosa, coordenadora do curso, acredita que para haver uma maior compreensão dos conteúdos ensinados na sala de aula, é necessário que os alunos vivenciem os assuntos abordados.

Os IVIAnos tiraram as dúvidas dos estudantes, desde mercado de trabalho ao cenário do TI atual, exemplificando e mostrando os seus serviços diários em uma empresa de TI.


Se sua instituição também quiser agendar uma visita em uma de nossas sedes, entre em contato com nossa central de atendimento. A IVIA quer ajudar a construir grandes profissionais em tecnologia e inovação.

10 de ago. de 2009

Cliente IVIA fala sobre inovação em tempos de crise

Gerente de TI da Vicunha Têxtil é destaque da revista CIO e aproveita para abordar suas idéias perante a crise que abala as empresas.


O Grupo Vicunha Têxtil é a maior indústria têxtil da America Latina, com mais de 40 anos de experiência, tem fábricas e escritórios no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além de oferecer seus produtos para todo Brasil, fornece também para Argentina, Europa e China.

É uma empresa de relevância no cenário industrial brasileiro, sendo cliente da IVIA e usando nossas soluções em inovação e tecnologia desde 2002, como: Intranet Corporativa, Sistema de Captação de Pedidos, Outsourcing de profissionais, entre outros.

A empresa têxtil foi destaque da revista CIO deste mês, com o tema "Como inovar em tempos de crise?".
A gerente de tecnologia da informação do Grupo, Janet Donio, descreveu como encontrar mecanismos para fazer mais com menos recursos. Sabendo dos cortes de custos em todas as áreas - inclusive em TI - em sua empresa, ela adiou seus projetos pendentes e promoveu diversas mudanças em seus processos de negócios.

Com essas mudanças ela divulgou mais o setor na empresa – que era pouco conhecido - e acabou criando maiores vínculos com outros setores. “Na história da Vicunha, a tecnologia da informação nunca teve importância estratégica. Hoje, com as melhorias realizadas e o apoio dos funcionários, mostramos o valor do departamento ao board”, diz a gerente em entrevista.

A empresa também foi destaque por seus projetos de inovação, detalhando quais caminhos para estimulá-los e como isso tem afetado seus negócios.


Clique para ler as notícias na íntegra:

Área de TI coordena projeto para melhorar resultados do Grupo Vicunha

Inovação é chave para a TI sair do lugar-comum