29 de nov. de 2010

Diretor da IVIA toma posse como Presidente da Assespro-CE

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet - Regional Ceará (Assespro-CE) e o Sindicato das Empresas de Informática Telecomunicações e Automação do Ceará (Seitac) realizaram no dia 26 de novembro, a festa de posse da nova gestão do sistema. Estiveram presentes no evento, autoridades como o Vice Governador Francisco Pinheiro, o Deputado Federal eleito Artur Bruno, a Deputada Estadual eleita Eliane Novaes, o Vereador Guilherme Sampaio, a secretária da Secitece Tereza Mota, o Coordenador de TI da Prefeitura de Fortaleza Cristiano Therrien, o Presidente do sistema Fecomércio Luiz Gastão Bitencourt e empresários do setor.

Os atuais presidentes da Assespro-CE e do Seitac, Jorge Cysne e Maurício Brito respectivamente, fizeram bastantes agradecimentos a todos que colaboraram durante todo o período da gestão e complementaram que muitas conquistas estavam por vir. “Ainda há muito por fazer e eu tenho certeza que os presidentes eleitos vão dar continuidade aos trabalhos” disse Jorge Cysne, com a sensação de dever cumprido.

Os presidentes eleitos Márcio Braga (Assespro-CE) e Ozair Gomes (Seitac) têm um longo desafio pela frente. O primeiro pretende fortalecer o posicionamento da Assespro-CE, estreitando o relacionamento desta com a Assespro Nacional, aumentando o número de associados, melhorando o relacionamento com setores da iniciativa pública e privada, continuando a aproximação com institutos de pesquisas e promovendo a sinergia do setor com a academia. “O crescimento e equilíbrio do ecossistema local geram saúde, crescimento, prosperidade e sustentabilidade para todos os que fazem o setor de TIC” completa Márcio. Já o segundo, quer valorizar a consciência ambiental tecnológica, conhecida como TI verde, dar continuidade ao projeto do Polo Tecnológico em Fortaleza e promover maior visibilidade do Seitac, com a realização de parcerias com instituição públicas e privadas. “Queremos que as empresas de TI se unam, pra fortalecer o setor em todos os aspectos” afirma Ozair.

O presidente eleito Márcio Braga permanece na gestão da Assespro-Ce até 2012. Já o presidente eleito Ozair Gomes permanece na gestão do Seitac até 2014.


Veja mais fotos do evento:


24 de nov. de 2010

IVIA é a 2ª Melhor Empresa para Trabalhar do Ceará

O Great Place To work em parceria com o Jornal O Povo e o Instituto Fa7, promoveu no dia 18 de Novembro no Salão Mar do La Maison Dunas, o Prêmio Regional das Melhores Empresas Para Trabalhar – Ceará. Em sua 1ª edição no Ceará, o estudo premiou 25 empresas de todos os segmentos empresariais. Diretores e colaboradores da IVIA estiveram presentes no evento para conferir o resultado da premiação. “Foi muita emoção! Quando percebemos que ficamos entre as 5 melhores empresas, fizemos uma cara de felicidade e aguardamos ansiosamente o resultado final”. Conta Edgy Paiva, presidente.

No total, 100 empresas participaram da pesquisa, dessas, somente 25 empresas se destacaram por contar com diferenciadas práticas de gestão de pessoas, elevado nível de satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho e alto índice de confiança nas relações entre líderes e liderados.

A IVIA ficou classificada na 2ª posição do ranking geral, sendo, ainda, a Melhor Empresa Para Trabalhar do segmento de Tecnologia da Informação (TI). Além disso, a IVIA foi a 1º colocada das empresas genuinamente cearense, considerando que a vencedora foi a filial cearense da paulista Embracon.

A pesquisa foi elaborada com metodologia exclusiva baseada no modelo aplicado pelo Great Place to Work em mais de 40 países. O processo de classificação foi desenvolvido a partir de uma avaliação criteriosa que resulta em um estudo internacional considerado um dos mais importantes do mundo. As respostas são agrupadas em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

Confira as fotos do evento.

17 de nov. de 2010

Quem precisa de um IPAD?

Artigo de Erico Fernandes (Gerente de Negócios IVIA/RN) para Informática em Revista.

A Apple nunca esteve tão na moda! O IPOD superou o walkman da Sony como o eletrônico de amplo consumo mais vendido em todos os tempos, o Iphone desde 2007 encabeça a lista de objetos de desejos. Agora a Apple experimenta com o IPAD um novo sucesso de inovação e vendas.

Recentemente adquiri o modelo 3G + Wifi + 32GB, o equipamento impressiona pela beleza e funcionalidade. Ao ligar o IPAD, apenas 3 segundos depois, já podemos navegar na internet. A tela é enorme e de excelente resolução, impressiona ainda pela duração da bateria, cerca de 10 horas em uso contínuo. Questiono-me se o IPAD estaria criando uma nova necessidade de consumo, ou se substituirá algum outro equipamento?

Descrevendo um pouco minha experiência; já no primeiro dia me ocupei em navegar na internet, digitar textos, e alterar planilhas com o "documents to-go", aplicativo que permite baixar, criar e alterar arquivos do Excel, Power Point e Word com poucas incompatibilidades. Uma aplicação especial me chamou atenção, o aplicativo FlipBoard dá uma idéia de como poderão ser criados os jornais ou mesmo revistas de fofocas em pouco tempo, o aplicativo agrega dinamicamente um PDF com fotos e notícias baseadas nas informações disponibilizadas pelos seus amigos do twitter, facebook, etc.

A banda larga do meu 3G me permitiu ver vídeos confortavelmente e com poucos cortes no Youtube. Através de aplicativos específicos, baixei em 4 clicks as revistas Veja e Época ao valor de US$ 4,99 cada.

Por um dia experimentei deixar o notebook em casa e sair apenas com o IPAD, de pronto uma grande alegria, troquei o peso da minha mochila, por uma pequena pasta, entretanto, já nas primeiras horas senti falta dos meus muitos gigas de informações, que não pude transportar para o IPAD em virtude do seu disco diminuto de 32GB e da ausência de uma porta USB; pontos mais fracos do equipamento. Não estar com esses arquivos me impedira de responder alguns e-mails comerciais.

Outro ponto que me incomoda na Apple é que, embora produza equipamentos com design altamente sofisticados, ela os faz de forma que é totalmente inviável mantê-los fora das capas em virtude da sua alta fragilidade. Você compra um lindo Iphone ou IPAD e certamente o protegerá em uma capa produzida por um terceiro que não tem os mesmos critérios de design da Apple. Incomodou-me ainda o fato do IPAD não rodar páginas em flash, isso me impediu de acessar o site da minha corretora e um site de emissão de notas fiscais eletrônicas.

Conversando com amigos entusiastas do IPAD, alguns citaram que ele substituiu o seu notebook na diária, um outro me disse que estou completamente errado sobre o propósito do gadget, "ele é para ler livros", já um outro me disse que é pra ler livros, mas sempre que segura o IPAD na mão, lembra que tem que ver o e-mail, acessar o Twitter etc.

O fato é que não se trata apenas de um leitor de livros. Com sua facilidade de acesso a internet, GPS, Bluetooth e uma vasta gama de aplicativos, o IPAD vai muito além. Provavelmente substituirá o netbook. Mas acredito que o maior concorrente dos tablets ainda serão os smartphones. Uma vez que, principalmente o Iphone, permite executar praticamente todas as funções do IPAD com a vantagem de caber no bolso. Desculpem-me os donos de Blackberry, usei o aparelho por três anos e sempre fui fã, até fiz o upgrade para a versão mais nova, o Bold 9700, mas após navegar por muitos dias na Apple Store baixando aplicativos e Podcasts para o IPAD e conhecendo a agilidade do navegador internet Safari, não tive dúvidas em trocar meu bold por um Iphone 4. Me faz muita falta acessar a agenda de compromissos e ou a agenda de contados em apenas um click, mas a gama de aplicativos disponibilizados pela Apple compensam a perda desta funcionalidade.

Por fim, a Apple já não está sozinha no mercado de tablets, o kindle da Amazon, pioneiro, mas com configuração bem inferior ao IPAD, concorre agora também com o Toshiba - Folio 100, Samsung Galaxy Tab, entre outros com configuração similar ou até superior ao IPAD da Apple. As previsões de vendas de até 15 milhões de IPADs em 2010 e 45 milhões em 2011, não deixam dúvidas que os tablets vieram pra ficar, talvez como uma "futilidade de primeira necessidade"!


Erico Fernandes
Consultor Certificado PMP, ITIL, COBIT Foundation e Oracle
erico.fernandes@ivia.com.br

Secomp abordou o presente e o futuro da Tecnologia da Informação

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou do dia 08 ao dia 13 de novembro, no Campus do Itaperi, a Semana de Computação (Secomp). Com o tema: “Presente e futuro da tecnologia da informação”, a Secomp ofereceu uma programação composta de diversos minicursos de 15 e 25horas/aula, Mesa Redonda com o tema: “Redes Sociais” e palestras sobre assuntos da atualidade como: “SEO”, “Aplicativos para Apple” e “Computação gráfica”. Além do II Simpósio Científico Secomp, do Campeonato de Jogos e da II Maratona Secomp de Programação.

Com o objetivo de abordar a realidade da Tecnologia da Informação, a Secomp mostrou aos participantes as necessidades das organizações, da sociedade e os rumos do mercado de trabalho, destacando a Ciência da Computação como ferramenta de transformação.

Na Mesa Redonda, os convidados Gabriel Ramalho, W. Gabriel, Tárcila Soares e Washington Alves, apresentaram cases de sucesso, explicaram aos participantes sobre a diferença entre Redes e Mídias Sociais, o uso corporativo das Redes Sociais, Comunicação, Tecnologia da Informação, entre outros. “O resultado da apresentação foi bastante satisfatório, os participantes tiveram a oportunidade de entender sobre comunicação, além de ficar por dentro das novas tecnologias” afirmou Thais Barros, uma das organizadoras do evento.

A Secomp foi realizada pelo curso de Ciências da Computação, através do Programa de Educação Tutorial (PET).

16 de nov. de 2010

Ajudar é preciso

Muito se fala de solidariedade, mais poucos realmente praticam. Já parou pra pensar quantas crianças vivem na rua, sem ter nenhuma assistência? Quantas passam o dia sem comer? Quantas precisam de algum tipo de doação? É realmente difícil ter essa resposta!

Vários programas são lançados para amenizar esse sofrimento, instituições criadas exclusivamente para esse fim existem em grande número, em praticamente todas as cidades brasileiras. Além de arrecadar e distribuir, entre os carentes, alimentos, agasalhos, etc., essas instituições normalmente concentram seus trabalhos com crianças, promovendo sua educação. Observa-se, então, que a solidariedade ultrapassa o âmbito da ajuda financeira, realizada através da doação de alimentos, roupas, remédios, e chega ao âmbito da educação.

A alimentação é fundamental para um desenvolvimento físico e intelectual. Há uma quantidade significativa de crianças sem acesso a uma alimentação básica para a sua formação, o que as leva a se transformarem em adultos limitados.

O Clube IVIA buscando contribuir na formação dessas pessoas, deu um passo à frente e iniciou uma campanha de arrecadação de leite para beneficiar crianças carentes através de uma instituição de caridade. O objetivo é despertar nos colaboradores e na comunidade em geral, uma atitude de compaixão e amor ao próximo.

Nós já estamos fazendo a nossa parte. Faça você também a sua.

Confira as fotos da campanha.

10 de nov. de 2010

IVIAno é reconhecido internacionalmente

A meta de todo Web Designer é aparecer no The CSS Awards, maior e melhor galeria internacional com um júri de designers de renome, agências e blogueiros que premiam os melhores sites de CSS.

A idéia surgiu de Fernando Alves, um amigo e também Web Designer, que decidiu atualizar seu portfólio experimentando o HTML 5 e CSS 3. A meta era que o site fosse bem elaborado, que seguisse as tendências atuais e que também fosse inovador. Paralelo a este primeiro desafio veio outro: submeter o site a alguma galeria de excelência e ser aprovado. “Eu achei muito tentadora a idéia, mas não esperava conseguir nada com o meu atual site, ele era muito simples, não estava 100% correto na sua montagem, não vi chances de concorrer em galeria nenhuma nem surpreender ninguém” disse o IVIAno Henrique Araújo.

Seguindo os mesmos passos de Fernando, Henrique desenhou seu site e depois de muito esforço e determinação, finalizou em três versões, escolheu uma delas e aperfeiçoou várias vezes. Enviou o site na noite do dia 27 de outubro e na manhã do dia 28, já obteve a resposta visitando diretamente a galeria. “Toda essa experiência que passei foi um passo importante para mim profissionalmente, pois pude me atualizar e aprender bastante, enriquecendo assim meu know-how” afirma Henrique, que agora é bastante requisitado para falar em palestras e eventos da cidade.

Saiba mais

-> O CSS Mania é uma grande galeria de sites internacionais que reúne sites do mundo todo, na sua maioria portfólios pessoais e é usada por Web Designers de todo o mundo para procurar inspiração e atualização de tendências e novos conceitos. Pode se dizer que é uma referência de alta qualidade para profissionais que desejam seguir receitas de sucesso.

-> O CSS Awards é um site menos expressivo e de porte bem menor, também é uma galeria do exterior que se baseia no CSS Mania para conhecer novos sites e listá-los como forma de referência para profissionais do mercado.