28 de jan. de 2011

IVIA conquista o CMMI na Fábrica de Software de Recife-PE

O mercado de software no Brasil e no exterior conta agora com a única empresa Nordestina com duas instalações, em cidades diferentes, a conquistar o principal selo de qualidade no setor de desenvolvimento de software do mundo: o CMMI (Capability Maturity Model Integration).

A conquista contou com o apoio do Programa de Qualidade de Software, realizado pelo Porto Digital e Softex Recife, que visa apoiar empresas da Região Metropolitana do Recife através de aporte financeiro nas consultorias e auditorias necessárias para obtenção dos selos de qualidade em desenvolvimento de software. A IVIA em Pernambuco foi a primeira empresa a obter o selo dentro do programa.

A avaliação foi realizada pela empresa SW-Quality, autorizada pelo SEI (Software Engineering Institute) a avaliar a aderência de empresas de software ao modelo CMMI. Segundo Edgy Paiva, Diretor de Operações da IVIA, obter esta avaliação internacional em duas cidades Nordestinas demonstra o compromisso com a região Nordeste e com a qualidade dos produtos e serviços.

Marcelo Bedê Barros, gerente da Fábrica de Software avaliada, agradeceu o Softex Recife e o Porto Digital por todo o apoio prestado e afirmou acreditar fortemente no programa. “O apoio destas instituições e a parceria do programa com a SW-Quality ajudou muito o nosso processo de certificação. Conseguimos definir uma metodologia eficiente e com a participação de uma equipe qualificada alcançamos mais esta conquista”, completou Marcelo.

O resultado positivo da avaliação mostra que a empresa se preocupa com os padrões exigidos pelo mercado de Desenvolvimento de Software Global. “A conquista do CMMI faz com que sejamos reconhecidos pelo mercado interno e externo. Conseguimos ser avaliados em menos de um ano do início da nossa Fábrica de Software em Recife-PE e isto nos deixa ainda mais orgulhosos”, afirma Paiva.

Entenda o CMMi

O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo de orientação para o desenvolvimento de processos de software que avalia a maturidade de unidades organizacionais específicas de uma empresa. E estar em um nível de maturidade significa que ela implementa todas as áreas de processo do respectivo nível.

Essas áreas são divididas em quatro grupos: Gerência de Projetos, Gerência de Processos, Engenharia e Apoio; e em cinco níveis de maturidade. A IVIA, que conquistou o nível 2 de maturidade na Fábrica de Recife, foi avaliada nas áreas Planejamento de Projeto, Gerenciamento de Requisitos, Acompanhamento e Controle de Projeto, Gerência de Configuração, Garantia da Qualidade e Medição e Análise.

Os níveis de maturidade correspondem à capacidade da empresa em realizar projetos grandes e complexos.

Eles são classificados da seguinte forma:
Nível 1. Inicial – a empresa possui processos ad hoc e caóticos. Neste ponto ela ainda não possui nenhuma das áreas de processo implementadas;
Nível 2. Gerenciado – a empresa possui processos gerenciados e caracterizados por projetos, mas muitas vezes ainda trabalha de forma reativa;
Nível 3. Definido – a empresa possui processos definidos e caracterizados para a organização. Normalmente a empresa trabalha de forma ativa;
Nível 4. Gerenciado Quantitativamente – a empresa mede e controla os seus processos;·
Nível 5. Otimização – a empresa tem o foco em descobrir a causa de seus problemas e melhorar continuamente os seus processos.

26 de jan. de 2011

IVIA assina contrato no valor de 24 milhões com o Banco do Nordeste

A IVIA Serviços de Informática, empresa que atua no mercado da Tecnologia da Informação (TI), Prestação de Serviços e Desenvolvimento de Software, vai fornecer para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) durante 24 meses serviços especializado na área de Fábrica de Business Intelligence (BI).

A licitação vencida em janeiro/2011 envolve um contrato no valor de R$24 milhões onde serão oferecidos os seguintes serviços: Suporte técnico especializado e de desenvolvimento, manutenção e documentação de sistemas ou processos automatizados voltados, predominantemente, para as tecnologias Data Warehouse (DW), Data Mart (DM), Business Intelligence (BI), Balanced Scorecard (BSC), Planning e On Line Analytical Processing (OLAP).

18 de jan. de 2011

OPORTUNIDADES

A IVIA, uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil segundo os rankings Revista Computerworld, Revista Época,Jornal O Povo (CE) e Revista Você S/A-EXAME, está recrutando profissionais com experiência em projetos de Business Intelligence, nomeadamente na plataforma IBM COGNOS, para projetos de longa duração na cidade de FORTALEZA (CE).

Estamos com vagas abertas para Arquitetos, Analistas de BI, Desenvolvedores ETL, Desenvolvedor OLAP/Relatórios/Scorecards e Especialistas em Suporte a Produto.

Produtos envolvidos nos trabalhos a serem realizados:
- Cognos BI Server
- Cognos PowerPlay Transformer
- Cognos Data Manager
- Cognos Framework Manager
- Cognos Analysis Studio
- Cognos PowerPlay
- Cognos Report Studio
- Cognos Query Studio
- Cognos Metric Studio
- Cognos Metric Designer
- Cognos Event Studio
- Cognos Map Manager

Os interessados devem enviar o CV para jobs@ivia.com.br