26 de set. de 2011

Missão italiana visita o Porto Digital e conhece a IVIA


No dia 22/07/2011 uma comitiva de empresários da Lombardia, região mais rica da Itália, esteve prospectando novos negócios em Pernambuco.  

Os Gestores de empresas do setor de TI daquela região visitaram a sede do Porto Digital para assistirem a uma apresentação institucional do Parque e participar de uma rodada de negócios com empresas embarcadas.

Na Lombardia há em média uma empresa para cada 12 pessoas. A região se coloca como a 29ª economia do 
mundo, sendo portanto, um local de oportunidades onde as empresas do Porto Digital podem ampliar seus negócios e fazerem investimentos.

A Empresa Italiana ENTER convidou a IVIA para uma reunião de negócios com objetivo de divulgar produtos e serviços e firmar parceria.

A IVIA foi representada por Mônica Melo e Lucy Guedes que fizeram o reciproco: mostrar nosso caso de sucesso com exportação de serviços e software para Europa. 

22 de set. de 2011

Destaque IVIA-PE


Três IVIAnos da IVIA-PE embarcada no Porto Digital, foram aprovados em processo de seleção para um programa de capacitação de capital humano na Língua Inglesa.

Este programa faz parte do projeto de consolidação do parque tecnológico Porto Digital e é realizado em parceria com o ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) e com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

O objetivo do programa é capacitar os colaboradores das empresas embarcadas no Parque Tecnológico Porto Digital no uso da língua inglesa no contexto profissional, seja em atividades técnicas como em atividades de geração de negócios. Com isso, espera-se gerar como benefício o aumento da capacidade competitiva do polo de TIC de Recife em acessar mercados internacionais e atrair novos empreendimentos multinacionais.

Essa oportunidade de capacitação de mão de obra do Porto Digital em inglês é subsidiada, tanto para o colaborador quanto para a empresa na qual trabalha, onde o colaborador apenas desembolsa R$ 100,00 no ato da matricula do período, sem nenhum ônus adicional.  Para garantir a participação até o final do programa.

A instituição de ensino que ministra os cursos é a ABA – Associação Brasil América.

A IVIA parabeniza os aprovados e todos os participantes dessa iniciativa do Porto Digital.

19 de set. de 2011

Coding Dojo IVIA


A IVIA realizou neste sábado, dia 10/09, o seu primeiro Coding Dojo oficial. O evento, onde "um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação", seguiu as diretrizes do site codingdojo.org (resumido em português em: http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/). Segundo o site, os programadores "estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo".

A agenda do evento contou com uma breve apresentação sobre Test Driven Development, por Antonio Junior. O TDD serve como base para qualquer implementação com Dojo e por isso foi importante o nivelamento na técnica. Em seguida, as regras do jogo foram apresentadas e todos os presentes participaram do desafio de criação de um validador de Sudoku. Dois ambientes foram utilizados, um com Visual Studio 2010 (C# + Unit Testing) e outro com Eclipse (Java + JUnit).

As quase duas horas de programação foram o melhor do evento. Por contar com um revezamento entre as duplas (piloto e co-piloto) e uma dinâmica eficiente, todos poderam participar. As discussões sobre lógica e melhores práticas de programação foram importantíssimas.

O evento foi um sucesso: tanto pelo feedback positivo dos participantes, que exploraram novas técnicas, linguagens, e um processo de desenvolvimento bem eficiente; como pela aplicação construída, que seguia os princípios de desenvolvimento guiado a testes e boas práticas de programação.

Foi o primeiro de muitos Dojos. Agradecemos a participação de todos, destacando o apoio de Henrique Landim, pela organização e abertura; Cláudio Rocha, pela liderança da equipe Java; Antonio Junior, pela apresentação do TDD e liderança .NET; e Marcelo Barros, pela organização, apresentação das regras do Dojo e definição do desafio.

8 de set. de 2011

IVIAno eleito colaborador do mês em cliente


O cliente ATI-GAS (Gerência de Arquitetura de Sistemas de Informação do Governo) em Pernambuco, deu inicio à um processo de seleção para escolha do colaborador do mês, onde todos os integrantes da equipe da GAS participam votando individualmente.

No resultado da primeira eleição, o destaque foi Rildo Oliveira (IVIAno da IVIA-PE), eleito COLABORADOR DO MÊS da GAS.

Rildo Oliveira compartilhou a conquista com a IVIA, afirmando que esse prêmio é reflexo da cultura da nossa empresa e o espírito de equipe.

Empenho, dedicação e foco de todos para que possamos prosseguir vencendo as batalhas e conquistando ainda mais a satisfação de nossos clientes.

5 de set. de 2011

Ceará na lista das melhores para trabalhar


Treze empresas cearenses estão na lista das melhores para trabalhar do País. A lista conta companhias de diversos setores, como energia e eletricidade, TI & Telecom, consórcios, alimentação


Cearense tem fama de ser divertido e de acolher bem os turistas. Mas, além de ser um bom lugar para visitar e para morar, o Estado está se consagrando também como um dos melhores lugares para trabalhar. Na lista das melhores empresas brasileiras escolhidas pelo Great Place To Work (GPTW), o Ceará aparece bem representado com 13 companhias.

No ranking das 100 melhores empresas para trabalhar do Brasil na categoria “grandes e multinacionais”, aparecem Coelce, Instituto Nordeste Cidadania, Mercadinhos São Luiz e Três Corações Alimentos. Entre as 30 melhores na categoria “médias e pequenas” também há quatro cearenses: Ceara Diesel, Ceneged, Consórcio Nacional Embracon - CE e Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito.

O GPTW também escolheu as melhores na categoria TI & Telecom e cinco estão localizadas no Ceará: Unum, Ivia Servicos de Informatica LTDA, Synapsis Brasil LTDA, Ifactory Solutions Informatica LTDA e Ibyte.

Melhores práticas
As empresas cearenses em nada têm a dever em atenção ao colaborador na comparação com outras empresas do mundo, como destacou o CEO do GPTW no Brasil, Ruy Shiozawa, em entrevista concedida ao O POVO. Segundo ele, a boa colocação das cearenses no ranking nacional mostra que elas melhoram seu nível de gestão de pessoas.

A primeira lista nacional do GPTW foi publicada em 1997. Presente em 46 países, a consultoria baseia a pesquisa em duas avaliações: uma com os funcionários, que respondem de forma voluntária e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho. A outra avaliação é realizada com a empresa, que detalha as suas melhores práticas e benefícios para os funcionários.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Desenvolver ambiente com boas condições de trabalho e oportunidades de crescimento para os funcionários é cada vez mais tendência. Boas práticas ajudam a atrair melhores profissionais, além de agregar valor aos produtos.

Matéria completa : Jornal O POVO