O Clube IVIA convidou a fisioterapeuta Suzete Gonçalves para uma palestra na IVIA-CE sobre prevenção de LER/DORT. Afinal, você sabe o que essas siglas significam? Foi pensando na saúde dos IVIAnos que trouxemos uma profissional qualificada para explicar quais os sintomas e como prevenir a LER/DORT.
No final da década de 1970 e 1980 essa doença era conhecida como Tenossinovite dos Digitadores, por acreditar-se que ela só se desenvolvia nos digitadores. Com o passar do tempo percebeu-se que essa doença não atingia somente os digitadores e sim outras pessoas, então ela passou a ser chamada de LER (Lesões por Esforços Repetitivos). No inicio da década de 1990 até os dias de hoje, passou-se a ser chamada de DORT (Doença Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) por constatar-se que a doença não era somente causada por esforços repetitivos e sim por outros fatores.
Geralmente passamos a maior parte do tempo sentado, sempre numa mesma posição. O profissional que trabalha no computador - que é o nosso caso -, tem maior probabilidade de adquirir essas lesões. O ideal, segundo a fisioterapeuta, é que façamos uma pausa no trabalho a cada 50 minutos, mas essa pausa varia dependendo do corpo de cada um. “Nós temos que ouvir o nosso corpo e obedecer” afirmou. Outra dica importante é alternar o mouse de mão, isso diminui o risco de ter lesão. “Por mais que seja difícil essa mudança, com o tempo se acostuma. Tem casos de pessoas que mudaram o mouse de mão e nunca mais retornaram para outra, o que não é aconselhável, é importante que as pessoas passem um tempo usando o mouse numa mão e depois mude para outra” acrescentou.
Confira os vídeos da palestra e veja se você está se prevenindo. Aproveite as dicas e melhore o seu dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário