Em Agosto de 2011 a IVIA iniciou uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) através do programa de Educação Profissional do governo. No projeto, determinadas escolas públicas do ensino médio utilizam um currículo integrado à área técnica, desenvolvido em tempo integral (das 7h às 17h). Atualmente, 44 cursos são oferecidos, entre eles o curso de Informática.
O curso integrado oferece disciplinas da área técnica similares às ministradas pelas faculdades e universidades, alinhadas com a necessidade do mercado. Os alunos têm ainda aulas de como atuar no ambiente de trabalho e, no último semestre do ensino médio, realizam um estágio presencial para adquirir experiência prática na área. Através deste modelo, a IVIA e a SEDUC iniciaram a parceria com o ingresso de quatro estudantes na empresa: os alunos Grasiele Cirilo, Henrique Rodrigues, Joel Neves e Wesllhey Holanda tiveram a oportunidade de estagiar na IVIA por um semestre (400 horas), com apoio do governo.
A experiência foi tão positiva que os quatro estudantes foram contratados diretamente pela IVIA ao término da parceria. Além de apoio através do estágio profissional direto com a empresa, a IVIA colaborou com o ingresso dos jovens profissionais no ensino superior, estando todos matriculados e cursando faculdades privadas em Fortaleza.
Marcelo Barros, um dos gerentes da IVIA que supervisionou o trabalho dos jovens desde o início (junto a Laíse Leal, Cláudio Rocha e a direção da IVIA), ressaltou como os quatro estudantes superaram às expectativas. "Eles apresentaram não apenas conhecimento e capacidade técnica, mas uma postura profissional surpreendente – comparável e até superior a de muitos colaboradores já inseridos no mercado de trabalho", colocou Marcelo. "Acima de tudo, eles mostraram imensa dedicação e vontade de crescer profissionalmente, superando os desafios e provando que estavam prontos para ingressar nos projetos da empresa".
O trabalho dos jovens foi ainda acompanhado por coordenadores disponibilizados pela escola. Os coordenadores das escolas EEEP Mário Alencar e EEEP José de Barcelos, Rafhael Melo e Liana Negreiros, representaram seus alunos e acompanharam todo o trabalho realizado. Rafhael ficou responsável pelas atividades dos alunos Grasiele Cirilo, Henrique Rodrigues e Joel Neves, da escola Mário Alencar (Jangurussu, São Cristovão), enquanto Liana acompanhou o trabalho de Wesllhey Holanda, da escola José de Barcelos (Messejana).
A IVIA agradece o apoio prestado pelo governo e pelas escolas (através dos coordenadores), parabenizando o projeto e a entrada dos mais jovens IVIAnos na equipe. Que seja a primeira de muitas oportunidades similares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário