29 de abr. de 2007

IVIA rumo ao CMMI

O ano de 2006 foi muito importante para a IVIA, pois foi um ano de inovações. Obtivemos novamente a certificação da ISO 9001:2000 e fomos avaliados e obtivemos o primeiro nível de maturidade do MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro), o nível G. Com essa certificação a IVIA garantiu que é uma empresa que está sempre tentando melhorar e sempre buscando inovação.

Esse ano, como não poderia ser diferente, vamos buscar mais uma novidade para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços: CMMI. Fechamos contrato com uma consultoria externa, a SW Quality (a mesma consultoria que nos ajudou no MPS.BR) e já vamos iniciar o trabalho para obtermos essa certificação até o final de 2007.

Nossa equipe de qualidade de software (Fábio, Josy e Luciana) estará à frente desse projeto, mas com certeza não conseguiremos atingir nosso objetivo se não contarmos com a colaboração e o envolvimento de todos os colaboradores.

Contamos com o apoio de todos.

25 de abr. de 2007

Mundo Plano + Cauda Longa

Muito se fala dos livros que tratam os assuntos mencionados nesse post.
Primeiro em função do conteúdo extremamente atual, depois pela força da transformação que pelos conceitos move a economia, e por fim pela inevitável adequação dos modelos de negócio existentes a essa conjuntura.
Com o olhar transformador a IVIA abre um novo ciclo de sua trajetória 100% alinhada com o que já chamavamos de a "IVIA do Presente" (alguns diriam que o futuro já passou...).

Nossa Indústria de Software lança serviços e soluções Globais para oferecer ao mercado (veja como exemplo o TUANGR). A unidade que trata os Serviços de Software, notadamente a fábrica de projetos com seus desenvolvimentos encomendados adota os padrões internacionais e ruma ao CMMi. Já a unidade de Serviços Profissionais, leia-se os profissionais da IVIA que estão em cliente por regime de Outsourcing, utiliza em seu banco de profissionais os melhores métodos para a atração de talentos, sendo que estabelece como nosso diferencial a relação de proximidade com o cliente e o colaborador (pesquisa de satisfação).

São por essas razões que recomendamos e aplicamos no nosso dia-a-dia o desejo de "estar à frente" da nossa própria história.

24 de abr. de 2007

Equipe Aérea chega com sucesso ao Brasil

Como anotado anteriormente pelo Chateaubriand, a IVIA apoiou a aventura aérea da dupla de comandantes que partiram do Brasil aos Estados Unidos num monomotor. O site recebeu ampla visitação nacional e internacional.
Hoje, terça-feira dia 24/04/2007, as 10:25 (hora do Brasil) os comandantes Sabino Freire e Cristino Cordeiro pousaram o PU-CJC concluindo com êxito a aventura aérea.
A IVIA é uma empresa cidadã, já apoia eventos relacionados com a responsabilidade social e nessa de essencia desportiva, associa sua marca ao planejamento, ousadia e prudência que foram os pontos constantes da aventura.

Parabéns aos bravos pilotos!

Ver mais em http://www.pu-cjc.com.br

19 de abr. de 2007

Pregões, pré-qualificação e serviços especializados

É bastante interessante e pertinente o posicionamento abaixo do Banco do Brasil, visto que:
  • Posiciona-se de forma contrária à utilização de pregões por órgãos públicos para a aquisição de serviços que envolvam Engenharia; e
  • Acrescenta ainda que até pode ser utilizado o pregão, desde que exista uma fase de pré-qualificação, que asseguraria uma boa especificação e uma boa compra.
Este posicionamento é interessante pois remete ao que entendemos ser também adequado quando da contratação de serviços de engenharia de software (projetos, desenvolvimento, implementação) por órgãos públicos.

Na nossa visão, a utilização de um pregão simples, sem pré-qualificação e sem maiores exigências técnicas para os concorrentes, acaba por obrigar a um fornecedor especializado a dar um preço fechado para concorrer em uma licitação do tipo "menor preço", onde provavelmente irá concorrer com fornecedores que não têm a mínima condição de fornecer o serviço para o qual se candidata. É uma situação injusta, pois não compara fornecedores com o mesmo critério de qualidade, e que cria uma falsa sensação de economia para o Estado pois muitos projetos comprados de forma "barata" não terminam ou são parcialmente entregues com falhas das mais diversas.

http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=265&ID=72499


BB é contra pregão eletrônico em licitação de obras
Terça-feira, 03 de Abril de 2007, 13h23

A diretora de logística do Banco do Brasil, Clara da Cunha Lopes, disse nesta segunda-feira (3/4), durante debate da Comissão Especial de Licitação e Contratos da Câmara dos Deputados, que realiza audiência pública sobre o tema, que existe espaço para uso do pregão eletrônico na contratação de serviços de engenharia. No caso de licitação de obras de engenharia, no entanto, ela considera que ainda é preciso uma análise mais detida sobre a pré-qualificação.

"A experiência tem demonstrado que uma boa compra depende da boa especificação do edital ", enfatizou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que também participou da audiência. No caso de obras, o secretário do SLTI disse que a fase de pré-qualificação deveria ser ampliada .

A pré-qualificação é a verificação prévia das condições técnicas, econômicas e jurídicas dos interessados em participar das concorrências de um mesmo empreendimento. Na pré-qualificação, a empresa não apresenta proposta, mas apenas a documentação comprobatória dos requisitos definidos pelo edital como necessários à execução do futuro contrato .

O deputado Jorginho Maluly (PFL-SP) afirmou que a pré-qualificação é fundamental para garantir a conclusão de obras licitadas. Ele lembrou que, quando foi prefeito de Mirandópolis (SP), algumas empresas ganharam licitações e depois paralisaram obras, prejudicando o município .

Os participantes da audiência afirmaram que, atualmente, há dificuldades de definir "preço inexeqüível" na licitação, o que traz problemas para a administração pública. De acordo com a diretora de logística do BB, há vários casos de "empresas aventureiras" que entram nos pregões eletrônicos com preços muito baixos por não incluírem, por exemplo, os encargos sociais. "Esse é um ponto que precisa ser atacado. É fundamental que haja um efetivo acompanhamento dos contratos e punição dos infratores", disse Clara Cunha.

A audiência desta segunda-feira é a última realizada pela comissão especial antes de o deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) entregar seu relatório ao Projeto de Lei 7709/07. O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e muda as normas para licitações da administração pública.

Com informações da Agência Câmara. Da Redação

18 de abr. de 2007

Colaboradores palestram em eventos do Ceará.NET

Nos meses de Abril e Maio diversos colaboradores da IVIA estarão palestrando em eventos do Ceará.NET, grupo de usuários da plataforma Microsoft.NET que vem, desde o seu início, sendo fortemente apoiado pela empresa.

Moacir Casemiro e Luthiano Vasconcelos participarão do workshop gratuito "Recursos para Web" no dia 24 de Abril, das 19h às 22h, no mini-auditório da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Moacir apresentará o recurso ASP.NET AJAX e Luthiano falará sobre a Web 2.0. A entrada é aberta ao público e gratuíta.

No dia 05 de Maio o evento será na Faculdade Farias Brito (FFB), das 09h às 12h. Moacir Casemiro e Leonardo Lima, em parceria com a célula acadêmica FFB.NET, apresentarão os temas "WCF - Windows Communication Foundation" (Leonardo) e "WPF - Windows Presentation Foundation" (Moacir), duas grandes novidades do Framework .NET 3.0. A entrada é gratuita.

E no dia 19 de Maio, na Faculdade Farias Brito, acontecerá o segundo COMTEC, grande evento de grupos de usuário e comunidade Microsoft do estado, organizado pelo grupo MSFor e com o apoio do Ceará.NET e da IVIA. Os colaboradores Moacir Casemiro, Luthiano Vasconcelos, Leonardo Lima e Marcelo Barros já estão confirmados como palestrantes.

Para maiores informações sobre o Ceará.NET e seus eventos, acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/cearadotnet/

Para maiores informações sobre o COMTEC, acesse: http://www.comtec2007.com.br/

13 de abr. de 2007

IVIA contribui para ousada aventura aérea

Desde o último dia 7 de abril que dois apaixonados pela aviação aerodesportiva, o empresário José Cristino Cordeiro e o brigadeiro da reserva da Aeronáutica Sabino Freire, iniciaram uma ousada viagem com destino a cidade de Lakeland, na Flórida (EUA).

A volta para Fortaleza está prevista apenas para o fim deste mês, e, durante este longo tempo "fora de casa", despertou a idéia na dupla de poder, através da internet, manter uma comunicação diária com amigos, familiares e todos os demais interessados e curiosos em aviação.
A IVIA foi procurada para desenvolver uma solução que atendesse essa problemática e o resultado obtido já é sucesso. O site http://www.pu-cjc.com.br (referente ao prefixo da aeronave) entrou no ar um mês antes da viagem e vem recebendo milhares de visitas (média de 300 acessos por dia).

Além dos conteúdos informativos sobre os pilotos e a aeronave, Cristino e Sabino atualizam quase que diariamente, utilizando ferramentas administrativas acessadas pela própria Web, outras três outras importantes seções do site: o Diário de Bordo, onde contam suas trajetórias pelos lugares que passam, a Galeria de Fotos, com imagens bem interessantes do dia-a-dia, e o Roteiro, exibindo com detalhes o trecho percorrido por ambos até o exato momento.

A interatividade com os internautas acontece através de mensagens enviadas pelo próprio Diário de Bordo, onde se pode comentar alguma notícia, ou pelo Mural de Recados, uma das seções mais concorridas do site.

10 de abr. de 2007

Cyclops e a chegada do Software como Serviço (SaaS)

Software como serviço (Software as a Service - SaaS) não é uma novidade. Para muitos, é apenas uma nova maneira de ver a estratégia ASP (Application Service Provider), vastamente utilizada no mercado. Para os menos familiarizados com o termo, SaaS é um modelo de venda (ou entrega) de software em que a empresa se responsabiliza pela infra-estrutura, manutenção e suporte do produto, disponibilizando-o como um serviço e através da Web. É uma alternativa aos produtos "de estante" ou instaláveis, e representa uma nova perspectiva de prestação de serviços.

As principais características do SaaS são: disponibilidade e manutenção através da Internet; centralização e padronização do software; e modelos de entrega em escala, envolvendo preço e gerenciamento.

Mas o SaaS vai um pouco mais além, envolvendo também conceitos de arquitetura (funcionamento, desempenho, segurança) típicos de um serviço bem construído. Enquanto que aplicações ASP utilizavam arquitetura cliente-servidor e eram adaptadas para o mundo Web, o SaaS conta com ferramentas, padrões e práticas que favorecem a correta construção, venda e atualização do serviço. Existe também um modelo de maturidade para o SaaS, em que a Microsoft destaca 4 níveis de acordo com a arquitetura da solução.

O Cyclops, ferramenta de monitoramento de sites da IVIA, já possui uma versão SaaS (nível 3 de maturidade), possibilitando a utilização do serviço sem preocupação com infra-estrutura e manutenção. É uma das quatro maneiras de utilização do produto, que conta também com uma versão grátis, uma limitada e uma instalável. Maiores informações sobre estes métodos de comercialização estarão em breve disponíveis no site (http://www.cyclops.com.br), e serão divulgadas neste blog.

Outro produto da IVIA, o Content (gerenciador de conteúdo), também possui um modelo de vendas SaaS. O produto já está sendo utilizado desta forma por diversos clientes e parceiros da IVIA, como Stark Online, PMI CE, SPIN CE e Desafio24h, que gerenciam e atualizam seus portais de forma facilitada, on-line, e com baixo custo.

5 de abr. de 2007

Realizado o Primeiro Cinema Clube IVIA

Neste sábado, dia 31 de março, tivemos o primeiro Cinema Clube IVIA, umas das diversas iniciativas da Diretoria Cultural para 2007. Foram 14 pessoas, dentre IVIAnos, sócios e dependentes, que compareceram ao filme "300", grande sucesso de crítica e bilheteria baseado nos quadrinhos de Frank Miller e inspirado na história real da batalha das Termópilas.

O evento foi um sucesso, desde a ótima aceitação ao excelente filme até os importantes momentos de confraternização. Os sócios e dependentes do Clube IVIA tiveram direito ainda a 50% de desconto, e todos foram brindados com pipoca + refrigerante.

Temos certeza de que foi o primeiro de muitos!

4 de abr. de 2007

Recife, Capital do Frevo

Temos nossa presença nesse mercado através de nosso amigo, Márcio Marques. Chamamos esse ponto de presença carinhosamente de IVIA-PE, o qual é relativo a sigla do estado Pernambuco.

E todo vez que fazemos uma missão até aquele estado nos surpreendemos com a força que tem suas empresas de Tecnologia da Informação. Há duas semanas, nosso diretor Alexandre Menezes fez uma visita relâmpago e pode constatar também que a economia local tem dado passos largos. Seja através do Porto de Suape, da Indústria Naval ou da novíssima refinaria de petróleo. O fato é que somando-se ao bonito projeto do Porto Digital esse estado é sem dúvida ponto de referência e benchmark.

E a IVIA está dentro desse ambiente. Primeiro através da IVIA-PE, segundo por constantes e interativas conversas com parceiros de negócios, falamos aqui dos que serão no futuros e dos já o são atualmente. :-)

3 de abr. de 2007

Parque de Tecnologia - TITAN

Estamos comprometidos com o desenvolvimento do segmento. Por isso, apoiamos e estamos abrindo frentes em ações que vemos a participação do setor, com as empresas organizadas em prol do crescimento coletivo.

O empreendimento TITAN Park é nossa escolha para que num futuro breve estejamos alojados dentro de um espaço físico aonde a interação e a colaboração trará benefícios para todos os envolvidos.