Software como serviço (Software as a Service - SaaS) não é uma novidade. Para muitos, é apenas uma nova maneira de ver a estratégia ASP (Application Service Provider), vastamente utilizada no mercado. Para os menos familiarizados com o termo, SaaS é um modelo de venda (ou entrega) de software em que a empresa se responsabiliza pela infra-estrutura, manutenção e suporte do produto, disponibilizando-o como um serviço e através da Web. É uma alternativa aos produtos "de estante" ou instaláveis, e representa uma nova perspectiva de prestação de serviços.
As principais características do SaaS são: disponibilidade e manutenção através da Internet; centralização e padronização do software; e modelos de entrega em escala, envolvendo preço e gerenciamento.
Mas o SaaS vai um pouco mais além, envolvendo também conceitos de arquitetura (funcionamento, desempenho, segurança) típicos de um serviço bem construído. Enquanto que aplicações ASP utilizavam arquitetura cliente-servidor e eram adaptadas para o mundo Web, o SaaS conta com ferramentas, padrões e práticas que favorecem a correta construção, venda e atualização do serviço. Existe também um modelo de maturidade para o SaaS, em que a Microsoft destaca 4 níveis de acordo com a arquitetura da solução.
O Cyclops, ferramenta de monitoramento de sites da IVIA, já possui uma versão SaaS (nível 3 de maturidade), possibilitando a utilização do serviço sem preocupação com infra-estrutura e manutenção. É uma das quatro maneiras de utilização do produto, que conta também com uma versão grátis, uma limitada e uma instalável. Maiores informações sobre estes métodos de comercialização estarão em breve disponíveis no site (http://www.cyclops.com.br), e serão divulgadas neste blog.
Outro produto da IVIA, o Content (gerenciador de conteúdo), também possui um modelo de vendas SaaS. O produto já está sendo utilizado desta forma por diversos clientes e parceiros da IVIA, como Stark Online, PMI CE, SPIN CE e Desafio24h, que gerenciam e atualizam seus portais de forma facilitada, on-line, e com baixo custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário