18 de dez. de 2009

IVIA é avaliada no nível E do MPS.Br


A IVIA foi avaliada pela equipe de auditores do MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), sendo agora a única empresa do Norte-Nordeste a obter o nível E em melhoria do processo de software. O processo de avaliação é desenvolvido pelo Softex, com apoio do Governo Federal.

O MPS.Br é um processo de avaliação de qualidade que incentiva a maturidade dos softwares desenvolvidos pela empresa. Cada nível de maturidade possui suas áreas de processo, onde são analisados os processos fundamentais, processos organizacionais e os processos de apoio.
A avaliação apresenta 7 níveis de maturidade, sendo seus níveis contabilizados inversamente do G ao A. A IVIA, que já possuía o nível G, foi agora contemplada com o nível E.


Em entrevista a revista CONECTI, Edgy Paiva, Diretor de Operação da IVIA, conta os motivos pelos quais a empresa optou por participar da avaliação. Leia a entrevista completa:


CONECTI
- Porque a direção da empresa decidiu-se pela certificação? E por qual nível começou?

Edgy Paiva - A IVIA sempre investiu continuamente em qualidade e melhoria de processos. Na época do Progex, a IVIA já tinha sido avaliada no nível G do MPS.Br e nível 2 do CMMI. Decidimos melhorar de nível no MPS.Br., indo do nível G para o nível E sem passar pelo nível F, pois o nível 2 do CMMI possui uma equivalência com o nível F do MPS.Br.


CONECTI - A empresa planeja ingressar na próxima fase? Quando? E onde pretendem buscar recursos para isso?

Edgy Paiva - Nossos próximos objetivos são atingir o nível C do MPS.Br. e sermos avaliados no nível 3 do CMMI em 2010. Já iniciaremos esta fase, após sermos bem sucedidos no nível E do MPS.Br. A previsão é que a IVIA seja avaliada até o fim do ano. Além do uso de recursos próprios, iniciamos a busca de recursos para este desafio e estamos em processo de aprovação de um projeto Finep, junto ao Softex e o ITIC.


CONECTI – Quantos colaboradores da empresa participaram do processo?

Edgy Paiva - Atualmente, temos cerca de quinze colaboradores trabalhando efetivamente no processo, mas, na prática, todos os 180 profissionais da IVIA acabam por contribuir de uma forma ou outra no processo.

2 comentários:

Salmeirao disse...

Parabéns IVIA por mais esta conquista!!!

Unknown disse...

Mais um marco para a IVIA, mostra a competência e seriedade da empresa e dos profissionais envolvidos.