Projetos dos Polos Tecnológico e Criativo de Fortaleza já seguem para aprovação da Câmara Municipal
Os projetos do Polo Tecnológico de Fortaleza (PTFOR) e do Polo Criativo de Fortaleza (PCFOR) foram debatidos em audiência publica na Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta tem o objetivo incentivar inovações tecnológicas e criação no segmento de Tecnologia da Informação (TI), além de revitalizar áreas pouco urbanizadas.
No Nordeste já existe um Polo tecnológico bem sucedido, em Recife – o Porto Digital. A iniciativa foi criada no ano 2000 com um investimento de 55 milhões de reais, sendo hoje reconhecida como “o maior parque tecnológico do Brasil”. Trata-se de um complexo de 100 hectares, com 8 km de fibra ótica, que comporta 120 empresas e gera 4 mil empregos diretos e é responsável por 3,5% do PIB de Pernambuco.
A finalidade do projeto em Fortaleza é não só beneficiar empresas de tecnologia e a criação de empregos, mas também de aproveitar áreas desabitadas para revitalização. "Por exemplo, o Centro da cidade e o entorno do Dragão do Mar. Área de dinâmica forte à noite, mas, durante o dia, é bastante abandonada. Na Avenida Francisco Sá, há uma série de galpões de fábricas antigas que poderão servir perfeitamente (...). Sem falar que, no entorno da Francisco Sá, há um fluxo populacional muito grande e de jovens, que precisam acessar o mercado de trabalho", explica o vereador Guilherme Sampaio (FONTE: entrevista publicada no jornal Diário do Nordeste).
O projeto visa incentivar as empresas locais e atrair novos recursos, dando incentivos fiscais, descontos e até isenções dos impostos sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), sobre Serviços (ISS) e sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI).
A IVIA está entre as 120 empresas com sede no complexo digital pernambucano, inaugurado neste ano. Alexandre Menezes, diretor Executivo da IVIA, diz que está muito satisfeito com o apoio do Polo Tecnológico de Fortaleza e que procura sempre mostrar o projeto de trabalho a parceiros e amigos. Para ele, o projeto trará grandes benefícios com a implementação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário