O colaborador e estudante de Mestrado em Informática Aplicada Douglas Oliveira, foi premiado em maio na Conferência Internacional de Inteligência e Informática na Segurança Pública (Intelligence and Security Informatics - ISI) no Canadá.
O artigo apresenta uma ferramenta de extração de informações sobre crimes a partir de textos da web, fazendo uso de técnicas de processamento de linguagem natural. A ferramenta permite ao usuário selecionar um texto em uma página da web e enviá-lo ao motor de Inferência, este que utiliza uma estratégia de inferencialismo semântico, e extrai informações explícitas e implícitas contidas no texto no contexto de crimes e, finalmente, registra o referido crime no sistema Wikicrimes.org.
Douglas ficou muito feliz em saber do resultado. “Esta conferência é referência na área e é bastante respeitada tanto pela comunidade acadêmica como por empresas e governos devido a sua aplicabilidade” ressaltou Douglas, bastante entusiasmado.
Sobre a Conferência
A ciência de Intelligence and Security Informatics (ISI) se concentra no desenvolvimento e utilização de tecnologias avançadas de informação, incluindo metodologias, modelos e algoritmos, infra-estrutura, sistemas e ferramentas, tendo como fim aplicações relacionadas à segurança nacional/internacional e segurança de países integrada tecnologicamente, organizacionalmente ou pela abordagem baseada em política. ISI também abrange as áreas de investigação contra o terrorismo, análise de inteligência, bem como as áreas relacionadas com a segurança de políticas públicas.
Um comentário:
Parabéns pela conquista do Douglas. Mas é importante lembrar que outras pessoas também contribuiram igualmente para esta conquista. Vale a pena citá-los no artigo.
Espero que esta conquista sirva de estímulo para o Douglas continuar procurando novos desafios computacionais.
Postar um comentário