5 de jan. de 2010

Retrospectiva 2009

Encerramos 2009 de maneira muito especial, com o orgulho de ser uma empresa genuinamente brasileira e que há mais de 13 anos investe e acredita na região nordeste.

Neste ano, considerado por muitos como um ano de crise, tivemos a satisfação de expandir ainda mais as nossas fronteiras, abrindo nossa unidade em Recife, no Porto Digital, assim como já tendo sido iniciada a realização de serviços em formato de fábrica de software para o Rio de Janeiro. Crescemos a nossa base instalada em Fortaleza e Natal, com novos contratos, além de termos duplicado a nossa equipe responsável pela realização de serviços para nossos clientes em Miami, Estados Unidos.

Queremos registrar, também, a alegria de termos sido eleitos pela revista EXAME PME como uma das 200 Pequenas e Médias em Empresas que Mais Crescem, em seu Ranking 2009. Ficamos entre as 40 empresas em constante crescimento. Na pesquisa de Melhores Empresas para Trabalhar, outra publicação da revista EXAME, nossos colaboradores qualificaram a IVIA com notas mais altas que a média de grandes empresas brasileiras. Uma alegria que nos encheu de orgulho!

Destacamos ainda que em 2009 realizamos a nossa recertificação ISO9001, estando agora a IVIA já certificada na versão mais atualizada, a ISO 9001:2008. Ainda nesse ano, obtivemos – de forma pioneira! – o selo de qualidade MPS.BR Nível E, que reconhece o nosso contínuo investimento em melhoria e que, em conjunto com os nossos selos CMMI-2 e ISO9001:2008, atesta a qualidade do que fazemos. Assim, temos a convicção de que é possível ser, a partir do Nordeste, um centro de excelência em desenvolvimento de software.

A você, que é parte fundamental nisso tudo, gostaríamos de enviar o nosso muito obrigado e desejar um 2010 com muitas alegrias e realizações!!!

E fique atento nas novidades que a IVIA trará este ano.



*RETROSPECTIVA - Posts de 2009*

30 de dez. de 2009

Polo Tecnológico em Fortaleza

Projetos dos Polos Tecnológico e Criativo de Fortaleza já seguem para aprovação da Câmara Municipal

Os projetos do Polo Tecnológico de Fortaleza (PTFOR) e do Polo Criativo de Fortaleza (PCFOR) foram debatidos em audiência publica na Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta tem o objetivo incentivar inovações tecnológicas e criação no segmento de Tecnologia da Informação (TI), além de revitalizar áreas pouco urbanizadas.

No Nordeste já existe um Polo tecnológico bem sucedido, em Recife – o Porto Digital. A iniciativa foi criada no ano 2000 com um investimento de 55 milhões de reais, sendo hoje reconhecida como “o maior parque tecnológico do Brasil”. Trata-se de um complexo de 100 hectares, com 8 km de fibra ótica, que comporta 120 empresas e gera 4 mil empregos diretos e é responsável por 3,5% do PIB de Pernambuco.

A finalidade do projeto em Fortaleza é não só beneficiar empresas de tecnologia e a criação de empregos, mas também de aproveitar áreas desabitadas para revitalização. "Por exemplo, o Centro da cidade e o entorno do Dragão do Mar. Área de dinâmica forte à noite, mas, durante o dia, é bastante abandonada. Na Avenida Francisco Sá, há uma série de galpões de fábricas antigas que poderão servir perfeitamente (...). Sem falar que, no entorno da Francisco Sá, há um fluxo populacional muito grande e de jovens, que precisam acessar o mercado de trabalho", explica o vereador Guilherme Sampaio (FONTE: entrevista publicada no jornal Diário do Nordeste).

O projeto visa incentivar as empresas locais e atrair novos recursos, dando incentivos fiscais, descontos e até isenções dos impostos sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), sobre Serviços (ISS) e sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI).

A IVIA está entre as 120 empresas com sede no complexo digital pernambucano, inaugurado neste ano. Alexandre Menezes, diretor Executivo da IVIA, diz que está muito satisfeito com o apoio do Polo Tecnológico de Fortaleza e que procura sempre mostrar o projeto de trabalho a parceiros e amigos. Para ele, o projeto trará grandes benefícios com a implementação do projeto.

18 de dez. de 2009

IVIA é avaliada no nível E do MPS.Br


A IVIA foi avaliada pela equipe de auditores do MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), sendo agora a única empresa do Norte-Nordeste a obter o nível E em melhoria do processo de software. O processo de avaliação é desenvolvido pelo Softex, com apoio do Governo Federal.

O MPS.Br é um processo de avaliação de qualidade que incentiva a maturidade dos softwares desenvolvidos pela empresa. Cada nível de maturidade possui suas áreas de processo, onde são analisados os processos fundamentais, processos organizacionais e os processos de apoio.
A avaliação apresenta 7 níveis de maturidade, sendo seus níveis contabilizados inversamente do G ao A. A IVIA, que já possuía o nível G, foi agora contemplada com o nível E.


Em entrevista a revista CONECTI, Edgy Paiva, Diretor de Operação da IVIA, conta os motivos pelos quais a empresa optou por participar da avaliação. Leia a entrevista completa:


CONECTI
- Porque a direção da empresa decidiu-se pela certificação? E por qual nível começou?

Edgy Paiva - A IVIA sempre investiu continuamente em qualidade e melhoria de processos. Na época do Progex, a IVIA já tinha sido avaliada no nível G do MPS.Br e nível 2 do CMMI. Decidimos melhorar de nível no MPS.Br., indo do nível G para o nível E sem passar pelo nível F, pois o nível 2 do CMMI possui uma equivalência com o nível F do MPS.Br.


CONECTI - A empresa planeja ingressar na próxima fase? Quando? E onde pretendem buscar recursos para isso?

Edgy Paiva - Nossos próximos objetivos são atingir o nível C do MPS.Br. e sermos avaliados no nível 3 do CMMI em 2010. Já iniciaremos esta fase, após sermos bem sucedidos no nível E do MPS.Br. A previsão é que a IVIA seja avaliada até o fim do ano. Além do uso de recursos próprios, iniciamos a busca de recursos para este desafio e estamos em processo de aprovação de um projeto Finep, junto ao Softex e o ITIC.


CONECTI – Quantos colaboradores da empresa participaram do processo?

Edgy Paiva - Atualmente, temos cerca de quinze colaboradores trabalhando efetivamente no processo, mas, na prática, todos os 180 profissionais da IVIA acabam por contribuir de uma forma ou outra no processo.

8 de dez. de 2009

Prêmio universitário incentiva jovens talentos em tecnologia

Competição virtual premia os melhores desenvolvedores em JAVA

O Prêmio Universitário JAVA (PUJCE 2009) é uma competição entre trabalhos JAVA realizado por alunos do ensino superior do Ceará. A premiação acontece até o final deste mês, tendo o objetivo de estimular alunos e professores a melhorarem a qualidade do ensino técnico em Instituições de ensino superior, com ênfase na tecnologia JAVA.

A competição é virtual, não exigindo a presença de alunos e professores em nenhuma etapa da competição, além do aluno inscrito ter a disciplina JAVA como pré-requisito. A premiação visa estimular a melhoria da qualidade do ensino superior do Ceará. Apesar disso, outros três JAVA User Groups (JUGs) no Brasil já confirmaram suas edições para 2010. Em breve, segundo os organizadores da premiação, será composta a Liga Nacional do Prêmio Universitário Java.

A premiação do primeiro colocado será a participação na Conferência Java Internacional com tudo pago. Daniel Macedo, estudante do sétimo semestre do curso de Ciência da Computação na Universidade de Fortaleza, foi o vencedor do PUJ 2008 e disse que “a experiência de viajar para a Bélgica, e participar de uma conferência internacional, foi algo inesquecível. Além de conhecer novas pessoas e cultura, ainda se acompanha a evolução das tecnologias na área da computação utilizadas em todo o mundo, aumentando ainda mais seu conhecimento”.

O evento este ano também quer manter relação com grandes empresas do ramo tecnológico para incentivar os alunos, além das empresas perceberem novos talentos. “Para nós que incentivamos o desenvolvimento cultural e tecnológico do mercado de TIC (tecnologia da informação e comunicação), podemos dizer que dar suporte a eventos desse tipo não é prestar apoio e sim investir naquela que é a fonte e riqueza das nossas empresas: as pessoas.”, completa Alexandre Menezes, diretor da IVIA.

Saiba mais sobre o Prêmio Universitário JAVA:

1 de dez. de 2009

Regulamentação dos analistas de sistemas em discussão

A revista “TI Digital” lançou no último mês um debate sobre a regulamentação da profissão do analista de sistemas. Para comentar sobre o assunto, mostrando as vantagens e desvantagens da nova lei, foram chamados profissionais formados e autodidatas. Entre eles, Márcio Braga, o diretor de negócios da IVIA - que já havia comentado sobre o tema em seu blog, postado também aqui (veja o post completo de Márcio Braga em Blog do MB).

“A proposta do senado para a regulamentação do exercício da profissão de analista de sistemas foi aprovada e está em decisão terminativa. Mas o que os profissionais ganham com isso?” – é com essa indagação que começa a matéria do TI DIGITAL sobre a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A matéria conta com a entrevista de 4 diretores de grandes empresas, entre eles o diretor de negócios da IVIA, Márcio Braga, e alguns estudantes universitários. Na revista, mostram-se as opiniões divididas, o que prova que o assunto merece um maior destaque para debate.

Clique nas imagens e veja a matéria completa:


























E você, é contra ou a favor da decisão?
Comente e dê sua opinião em nosso blog.

13 de nov. de 2009

Diretor de Marketing da IVIA debate sobre as mídias digitais

O diretor de Marketing e Mercado comenta sobre a importância da comunicação digital na Faculdade Integrada do Ceará.















Aconteceu, nos dia 11 e12 de novembro, a Semana de Comunicação da Faculdade Integrada do Ceará (SEMACOM 2009), com o tema “interfaces da comunicação digital”. Para o evento foi convidado o diretor de Marketing e Mercado da IVIA, Alexandre Menezes, para contar das experiências e ações promovidas pela empresa na mídia digital.

A SEMACOM é a edição do evento promovido pela Faculdade Integrada do Ceará que acontece anualmente com o objetivo de reunir os alunos dos cursos de Comunicação Social para a discussão das novas tendências da comunicação.

O tema escolhido para este ano é "Comunicação Digital: desafios e tendências", trazendo oficinas, cine clube e exposição de trabalhos dos alunos do campus, além de conferências e debates sobre a temática.

O diretor de Marketing e Mercado da IVIA, Alexandre Menezes, participou da abertura do evento, contando como a IVIA se comporta e comunica com as novas mídias digitais – a WEB 2.0. "Achei a iniciativa muito interessante. Englobar assuntos relacionados a tecnologia, informação e comunicação é muito importante no mundo acadêmico. Fazê-los entender a relevância de se comunicar por esses meios é essencial", ressaltou o diretor.

26 de out. de 2009

IVIA é recomendada para ISO 9001:2008

A organização de normatização veio verificar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

A IVIA recebeu os auditores da BRTÜV (organismo certificador credenciado pelo INMETRO), com objetivo verificar e analisar requisitos relacionados aos procedimentos operacionais, capacitação dos colaboradores, gestão, melhorias e análise de processos. O resultado foi dado após 2 dias de avaliação, sendo a IVIA recomendada para a ISO 9001:2008.

A ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional Para Normatização, em tradução livre) é uma organização não governamental, sediada em Genebra, na Suíça. Hoje, a organização é composta por 157 países e tem a função de promover a normatização de produtos e serviços, melhorando sua qualidade.

Os auditores verificaram o escopo da empresa, ou seja, o alinhamento de todas as suas atividades e como a direção pratica a qualidade, disponibilizando meios e recursos para que os sistemas adotados funcionem em conjunto com requisitos normativos da certificação. Assim, a IVIA foi recomendada na atual versão da norma - a ISO 9001:2008 - que está readequada de forma mais didática e explicativa.

19 de out. de 2009

Arquiteto de Sistemas da IVIA participa do ÁGILES 2009

A conferência juntou especialistas do mundo todo em metodologias ágeis.

A Segunda Conferência Latino-Americana Sobre Metodologias Ágeis (ÁGILES 2009) aconteceu em Florianópolis dos dias 6 a 9 de outubro. O evento teve como objetivo integrar a comunidade de profissionais de Tecnologia da Informação interessada em aprender, compartilhar e debater os vários aspectos do desenvolvimento de software sob a visão das Metodologias Ágeis.

O maior evento ágil da América Latina aconteceu na última semana em Florianópolis e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da comunidade ágil, como: Brian Maric (um dos autores do Manifesto ágil), Roy Singham (fundador presidente da ToughtWorks), Diana Larsen (Co-autora do livro Agile Retrospectives), Joshua Kerievsky (fundador da empresa Industrial Logic e pioneiro em Extreme programming).

Antônio Jr., arquiteto de sistemas da IVIA, participou do curso “Test Driven Development (TDD) and Refactoring”, ministrado pelo indiano Naresh Jain. No curso foram abordadas técnicas para o desenvolvimento de aplicações orientadas a testes (que significa uma profunda mudança na forma de desenvolvimento de aplicações, uma vez que os testes são trazidos para o início do processo) e refatoração (que é uma forma de melhorar a qualidade do código, sem afetar sua funcionalidade).

Além dos cursos oferecidos, o evento trouxe várias palestras e discussões para a melhoria nas técnicas e processos ágeis com os maiores entendedores do assunto, ministrados em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.

14 de out. de 2009

Colaborador da IVIA apresenta palestra em Natal/RN

O desenvolvimento sustentável é o tema do evento “Eco Developers”, reunindo os maiores desenvolvedores do país para a discussão.


Aconteceu em Natal e Brasília, simultâneamente, o evento “Eco Developers” que tem o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas de Tecnologia preocupados com o tema sustentabilidade, além de apresentar novos produtos e soluções para o setor.

Promovido pelo grupo de desenvolvedores .NET do RN (DevRN) e focado no questionamento de “como a tecnologia pode permitir um desenvolvimento sustentável”, tendo como base soluções empresariais com foco na redução do uso de papel no dia-a-dia, otimização do consumo de energia elétrica, emissão de carbono e utilização de comunicações integradas. No evento vários temas foram abordados, entre eles: TI Verde, Computação nas Nuvens e Windows 7.

Na oportunidade, o colaborador Leonardo Lemos (SoPa), apresentou a palestra sobre “Cloud Computing” e “Windows Azure”. Nela foi apresentado os conceitos de computação na nuvem e como a plataforma Windows Azure atende esse novo paradigma.

O evento ocorreu durante todo o dia, no Hotel Escola Barreira Roxa, com a participação de 150 pessoas, além de contar com a presença de Guilherme Carvalhal, da Microsoft Brasil, e Rodrigo Kono, da MVP.

Leonardo ainda fará outras palestras sobre o Windows Azure, na Semana de Tecnologia da Faculdade Câmara Cascudo, e na WebNatal da FATERN.

8 de out. de 2009

Crescimento da IVIA é destaque em programa de TV

Diretor da IVIA comenta sobre o crescimento da empresa, seus clientes e serviços.



O Diretor-sócio da IVIA, Alexandre Menezes, foi o convidado da 60ª edição do programa Momento INFOBRASIL na TV, para contar sobre o crescimento da empresa no mercado. Na entrevista foi comentado também sobre os clientes que a empresa possui, destacando os serviços oferecidos a eles.

O programa Momento INFOBRASIL na TV é um programa de T.I. com espaço para discussão sobre qualificação, formação profissional, projetos e produtos de tecnologia, vindo com o objetivo de trazer mais informações relevantes para o setor.

Além disso, há um espaço para notícias relacionadas a cursos, eventos, novidades tecnológicas e entrevistas com gestores de TI de grandes empresas, explicando as melhores práticas de sua gestão e inovação.

O programa será exibido domingo (11/10), às 21:55h , pela FGF TV (canal 14 da NET), com reprises - durante toda a semana - em dias alternados.


Programa INFOBRASIL na TV:

CANAL UNIVERSITÁRIO – FGF TV, CANAL 14 DA NET
Exibição inédita aos Domingos, às 21:55 h

Reprises: Ter, Qui e Sáb.

Horários: 5:00, 9:55, 15:55 e às 21:55

Veja os programas:

Programa Momento INFOBRASIL no YOUTUBE