30 de dez. de 2009
Polo Tecnológico em Fortaleza
Os projetos do Polo Tecnológico de Fortaleza (PTFOR) e do Polo Criativo de Fortaleza (PCFOR) foram debatidos em audiência publica na Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta tem o objetivo incentivar inovações tecnológicas e criação no segmento de Tecnologia da Informação (TI), além de revitalizar áreas pouco urbanizadas.
No Nordeste já existe um Polo tecnológico bem sucedido, em Recife – o Porto Digital. A iniciativa foi criada no ano 2000 com um investimento de 55 milhões de reais, sendo hoje reconhecida como “o maior parque tecnológico do Brasil”. Trata-se de um complexo de 100 hectares, com 8 km de fibra ótica, que comporta 120 empresas e gera 4 mil empregos diretos e é responsável por 3,5% do PIB de Pernambuco.
A finalidade do projeto em Fortaleza é não só beneficiar empresas de tecnologia e a criação de empregos, mas também de aproveitar áreas desabitadas para revitalização. "Por exemplo, o Centro da cidade e o entorno do Dragão do Mar. Área de dinâmica forte à noite, mas, durante o dia, é bastante abandonada. Na Avenida Francisco Sá, há uma série de galpões de fábricas antigas que poderão servir perfeitamente (...). Sem falar que, no entorno da Francisco Sá, há um fluxo populacional muito grande e de jovens, que precisam acessar o mercado de trabalho", explica o vereador Guilherme Sampaio (FONTE: entrevista publicada no jornal Diário do Nordeste).
O projeto visa incentivar as empresas locais e atrair novos recursos, dando incentivos fiscais, descontos e até isenções dos impostos sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), sobre Serviços (ISS) e sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI).
A IVIA está entre as 120 empresas com sede no complexo digital pernambucano, inaugurado neste ano. Alexandre Menezes, diretor Executivo da IVIA, diz que está muito satisfeito com o apoio do Polo Tecnológico de Fortaleza e que procura sempre mostrar o projeto de trabalho a parceiros e amigos. Para ele, o projeto trará grandes benefícios com a implementação do projeto.
18 de dez. de 2009
IVIA é avaliada no nível E do MPS.Br
A IVIA foi avaliada pela equipe de auditores do MPS.Br (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), sendo agora a única empresa do Norte-Nordeste a obter o nível E em melhoria do processo de software. O processo de avaliação é desenvolvido pelo Softex, com apoio do Governo Federal.
O MPS.Br é um processo de avaliação de qualidade que incentiva a maturidade dos softwares desenvolvidos pela empresa. Cada nível de maturidade possui suas áreas de processo, onde são analisados os processos fundamentais, processos organizacionais e os processos de apoio.
A avaliação apresenta 7 níveis de maturidade, sendo seus níveis contabilizados inversamente do G ao A. A IVIA, que já possuía o nível G, foi agora contemplada com o nível E.
Em entrevista a revista CONECTI, Edgy Paiva, Diretor de Operação da IVIA, conta os motivos pelos quais a empresa optou por participar da avaliação. Leia a entrevista completa:
CONECTI - Porque a direção da empresa decidiu-se pela certificação? E por qual nível começou?
Edgy Paiva - A IVIA sempre investiu continuamente em qualidade e melhoria de processos. Na época do Progex, a IVIA já tinha sido avaliada no nível G do MPS.Br e nível 2 do CMMI. Decidimos melhorar de nível no MPS.Br., indo do nível G para o nível E sem passar pelo nível F, pois o nível 2 do CMMI possui uma equivalência com o nível F do MPS.Br.
CONECTI - A empresa planeja ingressar na próxima fase? Quando? E onde pretendem buscar recursos para isso?
Edgy Paiva - Nossos próximos objetivos são atingir o nível C do MPS.Br. e sermos avaliados no nível 3 do CMMI em 2010. Já iniciaremos esta fase, após sermos bem sucedidos no nível E do MPS.Br. A previsão é que a IVIA seja avaliada até o fim do ano. Além do uso de recursos próprios, iniciamos a busca de recursos para este desafio e estamos em processo de aprovação de um projeto Finep, junto ao Softex e o ITIC.
CONECTI – Quantos colaboradores da empresa participaram do processo?
Edgy Paiva - Atualmente, temos cerca de quinze colaboradores trabalhando efetivamente no processo, mas, na prática, todos os 180 profissionais da IVIA acabam por contribuir de uma forma ou outra no processo.
8 de dez. de 2009
Prêmio universitário incentiva jovens talentos em tecnologia
O Prêmio Universitário JAVA (PUJCE 2009) é uma competição entre trabalhos JAVA realizado por alunos do ensino superior do Ceará. A premiação acontece até o final deste mês, tendo o objetivo de estimular alunos e professores a melhorarem a qualidade do ensino técnico em Instituições de ensino superior, com ênfase na tecnologia JAVA.
A competição é virtual, não exigindo a presença de alunos e professores em nenhuma etapa da competição, além do aluno inscrito ter a disciplina JAVA como pré-requisito. A premiação visa estimular a melhoria da qualidade do ensino superior do Ceará. Apesar disso, outros três JAVA User Groups (JUGs) no Brasil já confirmaram suas edições para 2010. Em breve, segundo os organizadores da premiação, será composta a Liga Nacional do Prêmio Universitário Java.
A premiação do primeiro colocado será a participação na Conferência Java Internacional com tudo pago. Daniel Macedo, estudante do sétimo semestre do curso de Ciência da Computação na Universidade de Fortaleza, foi o vencedor do PUJ 2008 e disse que “a experiência de viajar para a Bélgica, e participar de uma conferência internacional, foi algo inesquecível. Além de conhecer novas pessoas e cultura, ainda se acompanha a evolução das tecnologias na área da computação utilizadas em todo o mundo, aumentando ainda mais seu conhecimento”.
O evento este ano também quer manter relação com grandes empresas do ramo tecnológico para incentivar os alunos, além das empresas perceberem novos talentos. “Para nós que incentivamos o desenvolvimento cultural e tecnológico do mercado de TIC (tecnologia da informação e comunicação), podemos dizer que dar suporte a eventos desse tipo não é prestar apoio e sim investir naquela que é a fonte e riqueza das nossas empresas: as pessoas.”, completa Alexandre Menezes, diretor da IVIA.
Saiba mais sobre o Prêmio Universitário JAVA:
1 de dez. de 2009
Regulamentação dos analistas de sistemas em discussão
“A proposta do senado para a regulamentação do exercício da profissão de analista de sistemas foi aprovada e está em decisão terminativa. Mas o que os profissionais ganham com isso?” – é com essa indagação que começa a matéria do TI DIGITAL sobre a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A matéria conta com a entrevista de 4 diretores de grandes empresas, entre eles o diretor de negócios da IVIA, Márcio Braga, e alguns estudantes universitários. Na revista, mostram-se as opiniões divididas, o que prova que o assunto merece um maior destaque para debate.
Clique nas imagens e veja a matéria completa:
E você, é contra ou a favor da decisão?
Comente e dê sua opinião em nosso blog.
13 de nov. de 2009
Diretor de Marketing da IVIA debate sobre as mídias digitais
Aconteceu, nos dia 11 e12 de novembro, a Semana de Comunicação da Faculdade Integrada do Ceará (SEMACOM 2009), com o tema “interfaces da comunicação digital”. Para o evento foi convidado o diretor de Marketing e Mercado da IVIA, Alexandre Menezes, para contar das experiências e ações promovidas pela empresa na mídia digital.
A SEMACOM é a 8ª edição do evento promovido pela Faculdade Integrada do Ceará que acontece anualmente com o objetivo de reunir os alunos dos cursos de Comunicação Social para a discussão das novas tendências da comunicação.
O tema escolhido para este ano é "Comunicação Digital: desafios e tendências", trazendo oficinas, cine clube e exposição de trabalhos dos alunos do campus, além de conferências e debates sobre a temática.
O diretor de Marketing e Mercado da IVIA, Alexandre Menezes, participou da abertura do evento, contando como a IVIA se comporta e comunica com as novas mídias digitais – a WEB 2.0. "Achei a iniciativa muito interessante. Englobar assuntos relacionados a tecnologia, informação e comunicação é muito importante no mundo acadêmico. Fazê-los entender a relevância de se comunicar por esses meios é essencial", ressaltou o diretor.
26 de out. de 2009
IVIA é recomendada para ISO 9001:2008
A IVIA recebeu os auditores da BRTÜV (organismo certificador credenciado pelo INMETRO), com objetivo verificar e analisar requisitos relacionados aos procedimentos operacionais, capacitação dos colaboradores, gestão, melhorias e análise de processos. O resultado foi dado após 2 dias de avaliação, sendo a IVIA recomendada para a ISO 9001:2008.
A ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional Para Normatização, em tradução livre) é uma organização não governamental, sediada em Genebra, na Suíça. Hoje, a organização é composta por 157 países e tem a função de promover a normatização de produtos e serviços, melhorando sua qualidade.
Os auditores verificaram o escopo da empresa, ou seja, o alinhamento de todas as suas atividades e como a direção pratica a qualidade, disponibilizando meios e recursos para que os sistemas adotados funcionem em conjunto com requisitos normativos da certificação. Assim, a IVIA foi recomendada na atual versão da norma - a ISO 9001:2008 - que está readequada de forma mais didática e explicativa.
19 de out. de 2009
Arquiteto de Sistemas da IVIA participa do ÁGILES 2009
A Segunda Conferência Latino-Americana Sobre Metodologias Ágeis (ÁGILES 2009) aconteceu em Florianópolis dos dias 6 a 9 de outubro. O evento teve como objetivo integrar a comunidade de profissionais de Tecnologia da Informação interessada em aprender, compartilhar e debater os vários aspectos do desenvolvimento de software sob a visão das Metodologias Ágeis.
O maior evento ágil da América Latina aconteceu na última semana em Florianópolis e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da comunidade ágil, como: Brian Maric (um dos autores do Manifesto ágil), Roy Singham (fundador presidente da ToughtWorks), Diana Larsen (Co-autora do livro Agile Retrospectives), Joshua Kerievsky (fundador da empresa Industrial Logic e pioneiro em Extreme programming).
Antônio Jr., arquiteto de sistemas da IVIA, participou do curso “Test Driven Development (TDD) and Refactoring”, ministrado pelo indiano Naresh Jain. No curso foram abordadas técnicas para o desenvolvimento de aplicações orientadas a testes (que significa uma profunda mudança na forma de desenvolvimento de aplicações, uma vez que os testes são trazidos para o início do processo) e refatoração (que é uma forma de melhorar a qualidade do código, sem afetar sua funcionalidade).
Além dos cursos oferecidos, o evento trouxe várias palestras e discussões para a melhoria nas técnicas e processos ágeis com os maiores entendedores do assunto, ministrados em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea.
14 de out. de 2009
Colaborador da IVIA apresenta palestra em Natal/RN
Aconteceu em Natal e Brasília, simultâneamente, o evento “Eco Developers” que tem o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de áreas de Tecnologia preocupados com o tema sustentabilidade, além de apresentar novos produtos e soluções para o setor.
Promovido pelo grupo de desenvolvedores .NET do RN (DevRN) e focado no questionamento de “como a tecnologia pode permitir um desenvolvimento sustentável”, tendo como base soluções empresariais com foco na redução do uso de papel no dia-a-dia, otimização do consumo de energia elétrica, emissão de carbono e utilização de comunicações integradas. No evento vários temas foram abordados, entre eles: TI Verde, Computação nas Nuvens e Windows 7.
Na oportunidade, o colaborador Leonardo Lemos (SoPa), apresentou a palestra sobre “Cloud Computing” e “Windows Azure”. Nela foi apresentado os conceitos de computação na nuvem e como a plataforma Windows Azure atende esse novo paradigma.
O evento ocorreu durante todo o dia, no Hotel Escola Barreira Roxa, com a participação de 150 pessoas, além de contar com a presença de Guilherme Carvalhal, da Microsoft Brasil, e Rodrigo Kono, da MVP.
Leonardo ainda fará outras palestras sobre o Windows Azure, na Semana de Tecnologia da Faculdade Câmara Cascudo, e na WebNatal da FATERN.
8 de out. de 2009
Crescimento da IVIA é destaque em programa de TV
O Diretor-sócio da IVIA, Alexandre Menezes, foi o convidado da 60ª edição do programa Momento INFOBRASIL na TV, para contar sobre o crescimento da empresa no mercado. Na entrevista foi comentado também sobre os clientes que a empresa possui, destacando os serviços oferecidos a eles.
O programa Momento INFOBRASIL na TV é um programa de T.I. com espaço para discussão sobre qualificação, formação profissional, projetos e produtos de tecnologia, vindo com o objetivo de trazer mais informações relevantes para o setor.
Além disso, há um espaço para notícias relacionadas a cursos, eventos, novidades tecnológicas e entrevistas com gestores de TI de grandes empresas, explicando as melhores práticas de sua gestão e inovação.
O programa será exibido domingo (11/10), às 21:55h , pela FGF TV (canal 14 da NET), com reprises - durante toda a semana - em dias alternados.
Programa INFOBRASIL na TV:
CANAL UNIVERSITÁRIO – FGF TV, CANAL 14 DA NET
Exibição inédita aos Domingos, às 21:55 h
Reprises: Ter, Qui e Sáb.
Horários: 5:00, 9:55, 15:55 e às 21:55
Veja os programas:
Programa Momento INFOBRASIL no YOUTUBE
28 de set. de 2009
IVIA participa do INOVA 2009
A IVIA participou do V Seminário da Inovação Tecnológica no Nordeste (INOVA 2009) que aconteceu nos dias 21 a 23 de setembro. O evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), contando com as presenças de tecnólogos, acadêmicos e vários empresários estimulados a ampliar seus conceitos de inovação tecnológica.
Com o objetivo de divulgar, discutir e aprofundar as novas abordagens e práticas de inovação no Brasil, o INOVA 2009 trouxe temas e casos de empresas importantes que inovaram em seus procedimentos. O diretor-sócio da IVIA, Alexandre Menezes, foi mencionado pelos palestrantes do evento, quando lembrado como um dos responsáveis pelo crescimento de inovação e da TI no Nordeste.
Destaque para palestra sobre o Movimento Empresarial pela Inovação (MEI) - com o palestrante Rafael Lucchesi, Diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – que explicitou os métodos e objetivos para o aperfeiçoamento da inovação no Brasil. Além das exposições de produtos inovadores durante todo o evento.
A IVIA também aproveitou para estreitar as relações e participar ativamente dos centros das discussões sobre inovação tecnológica. Instituições de pesquisas, pesquisadores, empreendedores e tecnólogos participaram deste intercâmbio de informações e negócios.
MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.dinamicaeventos.com.br/inova/
23 de set. de 2009
Doando Alegria: IVIA promove campanha de solidariedade
Em parceria com o Instituto de Prevenção à Desnutrição e a Excepcionalidade (IPREDE), a IVIA promove a campanha de doações para o Dia das Crianças, intitulada "Doando Alegria". A campanha pretende arrecadar o maior número de donativos com o objetivo de ajudar crianças no combate à desnutrição.
O IPREDE é uma ONG com 23 anos de atuação, sendo referência no Norte e Nordeste no combate e tratamento à desnutrição infantil. Neste ano, a IVIA Fortaleza será sede das doações que serão repassadas a instituição. Além dos funcionários, a empresa pretende mobilizar o maior número de pessoas a partir da divulgação da campanha.
Para participar, basta você doar alimentos não perecíveis, latas de leite em pó, brinquedos, artigos de higiene pessoal, roupas, sapatos e livros infantis na sede da IVIA Fortaleza. A arrecadação de doações ocorrerá entre os dias 21 de setembro a 09 de outubro.
Mais informações:
Campanha "Doando Alegria" – IVIA
Dias: 21 de setembro a 09 de outubro
As doações poderão ser feitas na sede da IVIA em Fortaleza-CE:
Av. Washington Soares, 909, loja 97 - Shopping Salinas.
Fone: +55 85 3264-4747
Fax: +55 85 3264-2115
e-mail: imprensa@ivia.com.br
31 de ago. de 2009
Estamos entre as 50 que mais crescem no Brasil
24 de ago. de 2009
Sobre a Regulamentação da Profissão de Analista de Sistemas
O projeto aprovado na última quarta-feira, dia 19, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), regulamenta que apenas profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderão exercer a profissão de analista de sistemas.
Em seu blog pessoal, Márcio Braga, Diretor de Negócios da IVIA, questiona 10 pontos relativos à regulamentação da profissão de analista de sistemas e traz seus argumentos sobre esse tema polêmico.
Veja o blog do Márcio Braga – Blog do MB
21 de ago. de 2009
Conheça e entenda as "Metodologias Ágeis"
Ontem, na sede da IVIA em Fortaleza, foi promovida uma palestra sobre a introdução às metodologias ágeis, com o título “Metodologias Ágeis: Porquê e Como utilizá-las”. Na palestra, mediado pelo nosso colaborador Marcelo Barros, foi abordado como as empresas de TI convivem com os modelos tradicionais e/ou métodos ágeis.
Para que você entenda mais do assunto, fizemos uma entrevista com nosso gerente de projetos, Marcelo Barros. Leia a entrevista:
Blog IVIA - Olá Marcelo! Seja bem vindo a nossa 1ª de várias entrevistas do nosso blog. Então, explique para os leitores do Blog IVIA, o que é a Metodologia Ágil?
Marcelo Barros – Obrigado pela oportunidade. Ok, vamos às respostas. A Metodologia Ágil é um método de desenvolvimento de software que defende um maior foco em mudanças, indivíduos, entregas, e participação ativa dos clientes. É uma alternativa para os chamados “Modelos Preditivos”, em que existe um grande trabalho de planejamento e certa rigidez na documentação e no software. “Modelos Preditivos” acabam dificultando a resposta à mudança e desfavorecendo a adaptação e comunicação.
Blog IVIA – Na palestra foram mostradas algumas técnicas. Você poderia nos dar exemplos dessas técnicas e comentar sobre uma delas?
Marcelo Barros – A principal técnica apresentada na palestra foi o SCRUM, sendo outra técnica muito conhecida, o XP (eXtreme Programming). O SCRUM é um chamado "framework" para gerência de projetos em ambientes seguidores de metodologias ágeis. Este é aplicável em diversos tipos de projetos, não só da área de TI. O SCRUM defende a utilização de iterações curtas, chamadas de “sprints”, e oferece formas bem definidas de gerenciar, definir e ajustar o seu escopo, melhorando e mantendo constantemente a equipe unida e focada. O SCRUM, assim como o próprio conceito de metodologia ágil, é intensamente baseado em retorno de investimento.
Blog IVIA - Quais as vantagens e desvantagens de implementar os métodos ágeis?
Marcelo Barros – A principal vantagem é evitar os problemas já conhecidos de tentar estimar e planejar software em detalhes, atividades que comprovadamente falham. Junto a isso, somam-se os atrativos de se manter uma equipe mais motivada e produtiva, envolver mais pessoas (como o cliente) na tomada de decisão e focar em trabalhos que realmente agregam valor. A desvantagem está em não se ter uma visão detalhada do sistema (uma análise tradicional) antes de começar a construí-lo e depender mais da equipe e de sua produtividade (que passa a ter mais autonomia). Outro problema frequentemente discutido - mais direcionado ao cliente -, é que este não tem uma estimativa de orçamento e prazo tão rígido como no modelo tradicional. Isso pode gerar insegurança em muitos casos.
Blog IVIA – Os métodos ágeis podem conviver “harmonicamente” com os métodos tradicionais?
Marcelo Barros – Sim. Isso não parece claro em princípio, mas a grande maioria dos princípios "ágeis" são totalmente compatíveis com a base dos modelos tradicionais. O grande desafio está na forma de comercialização, já que seguir o modelo tradicional de venda (escopo fechado e preço fechado) limita a forma de aplicação da metodologia ágil. Porém, formas de unir ambas as bases vêm sendo estudadas e já estão disponíveis para os interessados em constante mudança e melhoria.
Blog IVIA – Obrigado, Marcelo Barros! O Blog de notícias IVIA agradece a sua participação em nosso site, explicando melhor sobre esses métodos tão em voga no momento.
Marcelo Barros - Agradeço ao Blog IVIA pelo convite, e a IVIA Educação pelo apoio na realização do evento. Contem comigo em próximos bate papos!
18 de ago. de 2009
Alunos visitam sede da IVIA em Fortaleza
A IVIA recebeu os alunos do curso técnico em Informática da Escola Técnica de Maracanaú – ETM. Eles puderam conhecer um pouco da rotina de trabalho de um desenvolvedor IVIAno, desde seus serviços ao contato diário com os nossos clientes.
A IVIA busca incentivar os novos talentos do TI regional e nacional e é com esse compromisso social e educacional que recebemos em nossa sede os alunos do curso técnico em Informática do ETM, atendidos e recepcionados por nosso diretor de operações, Edgy Paiva.
Os estudantes passaram por um semestre teórico, tendo em sua última aula uma visita para aprofundar seus conhecimentos na prática. A idéia da visita partiu do próprio instrutor da escola, Jader Jackson, que queria mostrar como funciona uma empresa de TI.
Sandra Barbosa, coordenadora do curso, acredita que para haver uma maior compreensão dos conteúdos ensinados na sala de aula, é necessário que os alunos vivenciem os assuntos abordados.
Os IVIAnos tiraram as dúvidas dos estudantes, desde mercado de trabalho ao cenário do TI atual, exemplificando e mostrando os seus serviços diários em uma empresa de TI.
Se sua instituição também quiser agendar uma visita em uma de nossas sedes, entre em contato com nossa central de atendimento. A IVIA quer ajudar a construir grandes profissionais em tecnologia e inovação.
10 de ago. de 2009
Cliente IVIA fala sobre inovação em tempos de crise
O Grupo Vicunha Têxtil é a maior indústria têxtil da America Latina, com mais de 40 anos de experiência, tem fábricas e escritórios no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo. Além de oferecer seus produtos para todo Brasil, fornece também para Argentina, Europa e China.
É uma empresa de relevância no cenário industrial brasileiro, sendo cliente da IVIA e usando nossas soluções em inovação e tecnologia desde 2002, como: Intranet Corporativa, Sistema de Captação de Pedidos, Outsourcing de profissionais, entre outros.
A empresa têxtil foi destaque da revista CIO deste mês, com o tema "Como inovar em tempos de crise?".
A gerente de tecnologia da informação do Grupo, Janet Donio, descreveu como encontrar mecanismos para fazer mais com menos recursos. Sabendo dos cortes de custos em todas as áreas - inclusive em TI - em sua empresa, ela adiou seus projetos pendentes e promoveu diversas mudanças em seus processos de negócios.
Com essas mudanças ela divulgou mais o setor na empresa – que era pouco conhecido - e acabou criando maiores vínculos com outros setores. “Na história da Vicunha, a tecnologia da informação nunca teve importância estratégica. Hoje, com as melhorias realizadas e o apoio dos funcionários, mostramos o valor do departamento ao board”, diz a gerente em entrevista.
A empresa também foi destaque por seus projetos de inovação, detalhando quais caminhos para estimulá-los e como isso tem afetado seus negócios.
Clique para ler as notícias na íntegra:
Área de TI coordena projeto para melhorar resultados do Grupo Vicunha
Inovação é chave para a TI sair do lugar-comum
30 de jul. de 2009
IVIA no Twitter
A IVIA está sempre conectada as novas tecnologias. Sendo assim, estamos sempre criando várias formas de estar próximo de você.
É apostando nesse conceito que a IVIA conta com mais uma ferramenta da internet: o TWITTER. Trata-se de um canal de informações diárias:
É o twitter.com/IVIANOTICIAS
O TWITTER é uma ferramenta para divulgar o cotidiano e/ou idéias de uma maneira rápida, precisa e, porque não, descontraída.
Dentro dessa proposta, usaremos esse recurso para lhe informar sobre tudo que acontece na nossa empresa: notícias, comentários de nossos colaboradores, tudo sobre nossos serviços e bastidores do mundo da tecnologia da informação.
Siga-nos !!!
24 de jul. de 2009
Fortaleza é palco para o evento “Maré de Agilidade”
Percebendo a carência de eventos que abordem certos temas específicos ligados ao mundo do gerenciamento de projetos de tecnologia, o evento “MARÉ DE AGILIDADE” - sediado pela primeira vez em Fortaleza - tem como objetivo difundir os métodos e práticas “ágeis”, além de promover a capacitação de atuais e futuros desenvolvedores de TI para o mercado de trabalho.
O principal tema são os “Métodos Ágeis”, ou seja, práticas que aceleram o processo de desenvolvimento de um software. Baseado em um manifesto feito em 2001, que prega, dentre outros aspectos, que o cliente faça parte de todo processo de desenvolvimento de software e que exista uma maior interação das pessoas envolvidas (desde o cliente aos desenvolvedores).
Promovido pelo Grupo XPCE (Extreme Programming Ceará) e Fortes Treinamentos, o evento “MARÉ DE AGILIDADE” – com o patrocínio e apoio da IVIA – traz a Fortaleza: cursos, técnicas de desenvolvimentos de softwares (o que diferencia as principais empresas), palestras e discussões, com temáticas relacionadas às novas tendências em gerência de projetos. O evento acontecerá dos dias 6 a 10 de agosto.
Nos dias 6 e 7 (quinta e sexta) haverá mini-cursos, na Fortes Treinamentos, com as presenças de:
* Manoel Pimentel
* Renato Willi
* Bruno Pedroso
* Alexandre Gomes
* Fabiano Milani
No dia 8 (sábado) haverá as palestras apresentadas, na Faculdade 7 de Setembro, por:
* Clavius Tales
* Christiano Milfont
* Fábio Kung
* Além dos ministrantes dos cursos
Além de um workshop feito no Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico (CGDT), no dia 10 (segunda).
SERVIÇO:
“Maré de Agilidade”
Locais: Faculdade 7 de Setembro, Fortes Treinamentos e CGDT
Dias: 6 a 10 de agosto de 2009
Horário: 08:00 as 19:00
mais informações: (85) 4005-1184
Ou acesse:
www.maredeagilidade.com.br
23 de jun. de 2009
Arraiá da IVIA
19 de jun. de 2009
Profissional IVIA recebe congratulações no IFPUG MetricViews Summer 2009
Parabéns ao Luthiano por fazer parte de um seleto grupo de profissionais que possui esta certificação.
1 de jun. de 2009
Campanha Solidária
E o resultado foi muito positivo: 15 volumes, entre roupas, água e alimentos não perecíveis. O Shopping Iguatemi cedeu um carro para vir na IVIA Sede recolher estas doações e entregá-las ao posto da Cruz Vermelha instalado naquele shopping. Os muitos desabrigados agradecem!
28 de mai. de 2009
Faça Diferente
Esta e outras entrevistas já veiculadas estão disponíveis no site Web Rádio SEBRAE - Faça Diferente
27 de mai. de 2009
A IVIA é notícia no SEBRAE nacional
Na matéria, a trajetória da IVIA desde sua criação até a atualidade foi apresentada, com ênfase aos projetos realizados em outros estados do Brasil e no exterior (Portugal, Estados Unidos e Reino Unido).
Veja a matéria na íntegra nos sites do SEBRAE MG e nacional:
Informativo SEBRAE MG
Agência Sebrae de Notícias
26 de mai. de 2009
IVIA apoiando novos profissionais no Microsoft Student to Business
Na edição 2009.1 do programa o IVIAno Paulo Bezerra Júnior (Microsoft Student Partner, Technology Specialist), desenvolvedor sênior na sede, está apoiando tecnicamente o evento como professor. Paulo está compartilhando sua experiência em C#, ASP.NET, Web Services e AJAX, e ajudando no treinamento de jovens estudantes que visam entrar no mercado de trabalho.
Em Fortaleza o programa ocorre com o apoio do IT Pro Brasil e da Faculdade do Nordeste (FANOR). No Brasil já foram 6 mil formandos, dos quais 2,5 mil conseguiram emprego durante a própria execução do programa, segundo a Microsoft. Para saber mais sobre o programa visite o site do S2B.
Nas últimas edições do Microsoft S2B a IVIA participou com o apoio ao evento e contratações. No total cerca de 10 participantes do programa já entraram na IVIA, que mantêm suas portas abertas para importantes iniciativas como esta. Em 2007, quando ainda chamado de ProForm, o colaborador Marcelo Barros ministrou turmas na segunda fase do programa.
5 de mai. de 2009
Canadá estuda Software Livre no Brasil
O Governo e a sociedade Canadense está muito atenta no uso de Software Livre naquele país. Aqui no Brasil, já de muito tempo temos uso em larga escala, principalmente no setor público.
Nosso diretor, Sr. Edgy Paiva, foi convidado para escrever um artigo e esclarecer algumas dúvidas dos estudiosos da Universidade de Ottawa (www.uottawa.ca) e o resultado foi publicado no website http://www.osbr.ca. Dentro da lista de articulistas da edição de Maio-2009 encontra-se o artigo e para baixar em PDF clique (aqui).
A Direção.
29 de abr. de 2009
Reunião em Fort Lauderdale, FL
A IVIA desenvolve ações de exportação de serviço desde 2003.
Por conta dessa iniciativa vários colaboradores já tem vivência em clientes de outros países. Na semana de 20 a 24 de Abril de 2009, visitei uma equipe que trabalha em cliente americano e fiquei orgulhoso com o nível de satisfação do cliente, nossos profissionais são qualificados como outstanding, e pela oportunidade profissional que eles aproveitam.
A foto destaca os colaboradores Antônio e David que executam brilhantemente um serviço de análise local em cliente baseado na Flórida e que tem contrato com a IVIA em regime offshore (no Brasil).
Alexandre Menezes
2 de abr. de 2009
Equipe em Festa : 13 anos
O clima de confraternização e de desafios cumpridos sempre com prazer foi a tônica.
Nesse momento, lembramos também da nossa missão:
Desenvolver produtos, serviços e soluções de Tecnologia de Informação, que otimizem os processos e gerem ganhos de produtividade aos nossos clientes, tendo como princípio o uso eficiente de novas tecnologias, o potencial criativo humano e a valorização de nossos colaboradores.
Parabéns a todos.
em Fortaleza-CE
em Natal-RN
em Recife-PE
Comemoração do aniversário de 13 anos da IVIA em Recife - PE
26 de mar. de 2009
Aniversário de 13 anos
Em todas as instalações que temos IVIA foi comemorado no dia de hoje (26/março) o aniversário da empresa.
Gente no Ceará, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, São Paulo e até em Londres receberam os parabéns por fazer parte dessa equipe que a cada dia cresce.
Parabéns a todos nós. 13 anos muito bem vividos.
IVIA
2 de fev. de 2009
1ª caminhada e corrida do Clube IVIA
A 1ª caminhada e corrida do Clube IVIA foi ótima!
Cheirinho de chuva, ar puro e natureza ao nosso lado proporcionaram um momento de agradável encontro com amigos e muita conversa sobre saúde.
Cerca de 30 pessoas se dividiram entre caminhada e corrida. Após o alongamento na sede da IVIA, cada grupo, com seu respectivo monitor, seguiu sua rota (trilha Cocó e corrida na Av. Washington Soares).
Com pouco mais de 1h nos encontramos novamente na sede da IVIA e fomos recepcionados com uma linda mesa de café da manhã saudável (apoio STARK).
Vejam as fotos em: http://picasaweb.google.com/StarkFotos2008/TreinoRunning5kIvia012009 e preparem-se para novos encontros!!!
23 de jan. de 2009
Campanha no Registro de Doadores de Medula
19 de jan. de 2009
Colaboradores se apresentam no CEJUG e CEPUG
Os colaboradores Rafael Ponte e Fernando Chucre irão participar como palestrantes das comunidades de linguagem de programação CEJUG (Grupo de Usuários Java do Ceará) e CEPUG (Grupo de Usuários PHP do Ceará), respectivamente.
Confira abaixo as palestras:
- Rafael Ponte: Os 10 maus hábitos dos desenvolvedores JSF
- Fernando Chucre: session_handler com Memcached e uma implementação de banco de dados
Essa será a 4ª participação do Rafael como palestrante do CEJUG. Fernando atua ainda como coordenador do Grupo de Usuários PHP do Ceará (CEPUG).
15 de jan. de 2009
Colaborador publica artigo na revista MundoJava
O colaborador Rafael Carneiro, Desenvolvedor Java na IVIA, publicou um artigo em dupla com Tarso Bessa (ex-colaborador da IVIA) na edição de janeiro/fevereiro da revista MundoJava, com o título: "EJB 3 vs Spring: Uma Disputa de Gigantes".
O objetivo deste artigo é realizar um comparativo entre o Spring e EJB 3 em quesitos que são fundamentais para as aplicações de hoje. Para isso, foi desenvolvida uma aplicação semelhante a uma loja virtual explorando como esses dois gigantes se comportariam diante de requisitos que tinham que ser implementados de uma forma similar. Os seguintes tópicos foram abordados: Injeção de Dependência, Controle de Transações, Agendamento, Suporte à Orientação a Aspectos, Web Services, Serviços de Mensagens e, por último, Segurança. Cada tópico desses tem uma relação com um requisito da aplicação: agendamento para checagem de estoque de produtos; aspectos para gravação de histórico de alteração de dados; segurança para proteção das páginas que envolvem transações financeiras; Web Services para disponibilizar a lista de produtos da loja para aplicativos externos; serviço de mensagens assíncronas para processamento de pagamento; controle de transações para garantir a integridade dos dados e controle de concorrência; e por fim, injeção de dependência para simplificar a programação da aplicação.
Rafael e Tarso já ministraram uma palestra sobre esse tema no JustJava 08, evento sobre a tecnologia Java realizado em São Paulo. Essa é a primeira contribuição do colaborador Rafael Carneiro como articulista da revista MundoJava, que atua ainda como coordenador do CEJUG, administrador do PortalJava e moderador do GUJ.