4 de jul. de 2007

Participação no 12º Encontro de Web Design em Recife

Tive a oportunidade de participar e representar a IVIA no dia 16 de junho do EWD – Encontro de Web Design, promovido pela revista WebDesign e Artecom. O encontro ocorreu em Recife, cidade que hoje tem o status de promover grandes eventos na área. O foco principal foi interagir com estudantes e mostrá-los como se funciona o real mercado da Internet no Brasil. Como as empresas / agências vêem o profissional de hoje e o de amanhã e claro, como entender as novas tendências.

A primeira palestra foi realizada por Felipe Medeiros, diretor de arte da agência local Cappen. Felipe abordou as mudanças no comportamento produto + usuário e foi bem claro o quanto é importante pensar não só em uma solução, e sim, várias soluções para o cliente. Deixou claro que hoje, fazer o feijão com arroz não vende e a cada dia o mercado exige interatividade. Felipe encerrou destacando a importância da navegabilidade ousada, onde o chato acaba sendo divertido. Mas claro, cada caso é um caso.

O próximo palestrante foi Michel Lent, diretor geral da agência 10´minutos Interactive. Assim como a palestra anterior, o foco foram nas mudanças de comportamento. Michel citou exemplos de dispositivos utilizados na década de 80 e 90 que hoje, apenas são detalhes em um único dispositivo, estou me refirindo ao celular. Hoje podemos carregar musica, jogos, relogio, editor de imagem, filmadora, internet, maquina fotográfica, GPS e claro, telefone em um único aparelho, podemos guardar tudo isso no bolso, usar e abusar onde for necessário. Com todas essas novas da técnologia, o designer ficou ainda mais exigênte e tem pela frente novos horizontes na criação de soluções visuais. Lent foi pontual ao afirmar na interatividade do usuário ao serviço on-line. Para ele o novo conceito "web 2.0" tem mais importância nesse lado. Serviços estão crescendo, hoje qualquer pessoa tem espaço na mídia, graças a essa mudança de comportamento.

Depois de uma pausa, Gustavo Gusmão que é sócio da Mooz nos passou sua experiência como designer gráfico que entou no mundo do digital. Ele deixou claro que são mundos diferentes, porém um acrecenta ao outro. Ele utiliza técnicas editoriais para sites. Adotando assim uma identidade Mooz. Citou a importância da tipografia, o uso correto das informações e suas hirarquias na apresentação do trabalho final.

Por fim, a palestra mais aguardada por todos. André Matarazzo, sócio da agência Gringo nos contou sua biografia. Desde o seu interesse por internet a realização do seu sonho, montar uma agência no Brasil com clientes no mundo inteiro, usando a metodologia Matarazzo. Deu certo, atualmente a Gringo vem tendo destaque no cenário global pela ousádia e apelo visual. Seus projetos são considerados pequenos mas com o resultado final de proporções antes inimagináveis. Seu foco é impacto e como não poderia faltar, a interatividade completa o sucesso dos cases.

O que pude absorver nessa overdose de idéias e tendências é que o mundo para nós, designers, é mutável. Tudo se aplica em regras mas na verdade as regras estão sendo quebradas e novas linguagens estão surgindo. Dez anos atrás era previsivel o atual comportamento da internet hoje, mas daqui a dez anos, não podemos prever com tanta certeza o que será de útil. Mas temos a certeza de que cada usuário terá um universo maior e mais customizável ao seu favor.

Um comentário:

Marcelo Bedê Barros disse...

Ian, excelente post. Gostei muito da idéia de fazer um resumo completo do evento. Costumo fazer anotações nos eventos que vou, mas acabo não compartilhando. Vou tentar seguir a mesma idéia nos eventos de .NET daqui.

Valeu!