14 de mar. de 2008

IVIA é destaque em reportagem sobre exportações

Na edição do dia 11.03.2008 do jornal "Diário do Nordeste", a IVIA foi destaque em reportagem sobre a exportação de software e serviços de software para a Europa.

Segue texto da reportagem, que também pode ser acessada aqui.

Empresa cearense ganha Europa

A empresa de Tecnologia da Informação Ivia possui faturamento anual de R$ 16 milhões e já tem filial fora do País

Do Ceará diretamente para o mercado externo. Esse é o caminho percorrido hoje pelos produtos e serviços da empresa brasileira de Tecnologia da Informação Ivia. Qual o segredo para se inserir, com sucesso, em terras internacionais? De acordo com o empresário Edgy Eduardo Enéas, a resposta está ligada ao ‘espírito empreendedor’.

A empresa foi criada no ano de 1996, em Fortaleza, com apenas dois sócios e uma secretária. Hoje, é uma média empresa, com 320 funcionários e um faturamento de R$ 16 milhões por ano. Sua estrutura ainda conta com quatro escritórios espalhados por Fortaleza (CE), Natal (RN), São Paulo e Lisboa, em Portugal.

Nos primeiros anos, houve a falta de recursos e a dificuldade de aquisição de empréstimo. ´As taxas de juros cobradas eram muito altas. A solução foi oferecer na empresa um mix de produtos e serviços”. Então, a Ivia tornou-se parceira da IBM e criou, com os recursos, um provedor de internet.

Mercado externo

De acordo com Edgy, a grande parte das empresas nacionais do setor de tecnologia não exporta. Isso porque há um amplo mercado para esse setor no Brasil. Porém, ele alerta que grandes empresas internacionais já estão de olho nesse mercado. “Já pensou se uma dessas empresas se instala aqui no Nordeste? É possível que muitas pequenas empresas quebrem”, prevê. Atentos a essa possibilidade, decidiram por internacionalizar as ações e a Ivia passou a levar seus produtos e serviços para serem comercializados e aplicados por uma empresa de Portugal. Com a parceria de instituições como o Sebrae e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), os empresários participaram de rodadas de negócios no Brasil e fora, missões e feiras internacionais, além de receberem serviço de consultoria e cursos de capacitação em Gestão da Qualidade. Agora, querem ir além do mercado europeu e focam os mercados americano e canadense.

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