4 de out. de 2010

Jogos Eletrônicos: 50 Anos de Interação e Diversão

O guia serve como referência para desenvolvedores, programadores e criadores de jogos.

“Desde pequeno tive contato com jogos e despertei curiosidade de como eram feitos. Quando soube que havia design e TI no meio desse processo, comecei a estudar sobre os métodos e abordagens de criação” disse o autor do livro e colaborador da IVIA, Daniel Gularte. Depois de dois anos de pesquisa, a primeira edição do livro em português foi lançado pela Editora Novas Ideias.

O livro traz uma visão completa sobre jogos eletrônicos, abordando temas essenciais para quem procura conhecer, relembrar e aprender mais sobre os diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, suas curiosidades e peculiaridades ao longo de 50 anos de história.

Segundo o próprio autor, o livro é uma odisséia no tempo dos videogames, fliperamas, computadores e portáteis. Apresentando os conceitos básicos de jogos, passando pelo estudo de suas características, taxonomia e aspectos motivacionais dos seus usuários, ele oferece reflexões para game designers e estudiosos de como a história é essencial para a criação de games. Ao mesmo tempo, é um referencial teórico importante para especialistas, e traz curiosidades, registros e os mais importantes títulos de jogos já produzidos.

Biografia

Daniel Gularte é Cearense, arquiteto, designer e professor universitário, com especialização em design digital e mestrado em Computação Aplicada, e um grande fã dos games, tendo contato com todas as gerações de dispositivos eletrônicos desde a década de 70 até os dias atuais e sendo atualmente colecionador e estudioso em design de jogos.

É criador do blog bojogá juntamente com alunos e colaboradores. Participa de palestras sobre jogos eletrônicos, cursos, game design, comunicação visual e usabilidade. Promove festivais, encontros e exposições de jogos eletrônicos.

Em seu primeiro livro, coloca-se a disposição da comunidade de jogos um documento importante, fruto de seus estudos acadêmicos, que servirá como referência para empresas, universidades e centros profissionalizantes, como primeira publicação sobre a história dos jogos em português.
O livro será lançado oficialmente na Livraria Cultura em Fortaleza dia 09 de outubro e na FNAC Barigui em Curitiba no dia 22 de outubro.
Confira também na coluna "Na Rede" de hoje. (Caderno: Tecnoguia; Jornal: Diário do Nordeste)

Um comentário:

Talocas disse...

Boa Tarde Daniel,
estou interessada em começar um negocio de jogo electrónico, coisa que esta em falta na minha cidade, se poder dar uma ajuda da sua vasta experiência agradeço, e aos demais interessados. Pois sou uma completamente leiga nesta matéria.
As duvidas são:
tipo de jogo indicado para crianças, LCD adequado, marca da consola e tudo mais que poder dividir
Obrigada